Bombeiros de Lucas do Rio Verde fazem parto em viatura durante plantão

A mãe, de 34 anos, entrou em trabalho de parto em sua residência, no bairro Bandeirantes

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 01 11 at 07.01.44 1 e1673444952558
Foto: 13ª CIBM

Militares do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde fizeram o parto de uma criança na noite desta terça-feira (10). Eles foram acionados por volta de 22 horas para a ocorrência no bairro Bandeirantes.

Ao chegar à residência, os militares perceberam que a mulher de 34 anos já estava praticamente dando à luz a pequena Daniela Mendonça Gonçalves de Lima. De acordo com o cabo Relson, a parturiente Heloisa Carla Gonçalves Lima apresentava sinais de coroação da criança.

“Devido a situação da mãe, sentindo bastante dores, optamos por tentar o parto humanizado”, explicou o graduado. E a iniciativa deu certo. Cerca de meia hora depois de acionada, Daniela veio ao mundo saudável e com 3,7 kg.

Aproximadamente 45 minutos depois de acionada, a guarnição chegou com mãe e filha no Hospital São Lucas para a sequência do atendimento.

[Continua depois da Publicidade]

Daniela é a segunda filha do casal Heloísa Carla e Gesiel Mendonça que veio de Minas Gerais e está em Lucas do Rio Verde há cerca de um ano.

Cuidados

Cabo Relson explicou que anualmente os bombeiros participam do curso de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), disponibilizado pelo Governo do Estado. Uma das disciplinas trabalhadas é justamente relacionado ao parto, para situação de emergência com a registrada nesta terça-feira.

“A gente está capacitada, mas a preferência é tentar evitar o parto no local. O mais adequado é encaminhar para uma unidade hospitalar, que oferece a estrutura adequada para que mãe e crianças sejam ainda melhor atendidas”, disse.

O militar disse que participou de outras quatro ocorrências semelhantes, mas atuando como auxiliar. Desta vez, como comandava a guarnição, que tinha ainda os soldados Sena e Baronio, participou ativamente. O sargento Domingos e o soldado Rômulo também estavam de plantão.

“Não tem palavras pra descrever esse momento, mas é bem gratificante, tanto pessoalmente, como para a corporação, ter a oportunidade de trazer uma pessoa à vida”, comentou, lembrando que em algumas ocorrências por mais esforço empreendido, ocorrem perdas humanas. “A gente sempre busca dar o melhor, ter êxito em qualquer situação no que a gente pode fazer”, completou.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.