Bombeiros contem fogo em caminhão carregado com combustível em Lucas do Rio Verde

Fonte: CenarioMT

Bombeiros contem fogo em caminhão carregado com combustível
Bombeiros contem fogo em caminhão carregado com combustível

Militares da 13ª Companhia de Bombeiros Militar foram acionados para atender uma ocorrência de incêndio, onde um caminhão-tanque carregado com combustível estava em chamas.

A ocorrência foi registrada no inicio da noite de quinta-feira (23), nas proximidades de um posto de combustível as margens da BR-163 em Lucas do Rio Verde.

A guarnição se deslocou em trem de socorro nas viaturas Auto Bomba Tanque (ABT) 201, Auto Tanque (AT) 507 e Unidade de Resgate (UR)566 fins de realizar o atendimento.

No local foi constatado que havia um caminhão Scania com dois semirreboques acoplados, estando ambos carregados com cerca de 58.000 litros de óleo diesel, segundo informações do condutor.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda segundo ele, o mesmo havia acabado de chegar do município de Sinop, distante cerca de 150 km de Lucas do Rio Verde, de onde voltou com o carregamento.

Ao fazer a manobra de conversão à direita na Rua Cuiabá, no Setor Industrial, o condutor observou que havia fumaça saindo do eixo do semirreboque do lado esquerdo.  Imediatamente, o condutor parou o caminhão, pegou o extintor de incêndio do caminhão e deu início ao combate, tendo auxílio de populares que passavam pelo local.

Bombeiros contem fogo em caminhão carregado com combustível
Bombeiros contem fogo em caminhão carregado com combustível

Ao chegar ao local, antes de realizar o combate, realizou a análise do material que ora queimava, verificando ainda o risco de qualquer foco alcançar o tanque de combustível, aumentando a gravidade da ocorrência.

No entanto, como inicialmente foi realizado o abafamento com o uso de extintores, a guarnição continuou o combate com a técnica de resfriamento, utilizando cerca de 2.000 litros de água do caminhão ABT 201, tendo êxito no combate ao foco.

“Importante frisar que chovia no momento do sinistro em Lucas do Rio Verde e que o condutor retornava de uma viagem para carregamento de carga de combustível, o que aumentou significatimente a possibilidade de superaquecimento dos freios.  Fatores como a alta temperatura dos pneus, a correta utilização do sistema de freio, manutenção dos tambores de freios, uso correto do freio motor dentre outros fatores também contribuem para o superaquecimento”, destacou em nota o Corpo de Bombeiros.

Após a realização do combate, a guarnição recomendou ao proprietário a manutenção completa do material, haja vista a possível deformação dos pneus, freios e outras partes que podem comprometer a correta utilização.