Bombeiros capturam cobra jiboia na área urbana de Lucas do Rio Verde

Após captura, animal ganhou liberdade em região de mata, seu habitat natural

Fonte: João Ricardo

Ainda de acordo com o especialista, era uma sucuri fêmea com mais de 20 anos e ainda com alto poder de reprodutivo.
Ainda de acordo com o especialista, era uma sucuri fêmea com mais de 20 anos e ainda com alto poder de reprodutivo.

Equipe de plantão da 13ª Companhia de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde (MT) realizou na manhã desta quinta-feira (09-09) a captura de uma cobra jiboia.

O animal estava no pátio de uma empresa de armazenamento de grãos. Apesar de não oferecer riscos, os funcionários decidiram acionar a guarnição, que fez a retirada do animal do local e em seguida a soltura em uma área de preservação permanente, sendo o habitat natural da serpente.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o Cabo BM Alexander Silva, a jiboia não apresentava ferimentos.
Ainda de acordo com o militar, o período em que começam as chuvas é comum o aparecimento desse tipo de anima na área urbana.

[Continua depois da Publicidade]

“O período de início das chuvas coincide também, com maior numero de aparecimento de serpentes na área urbana. São animais que vivem entocados e acabam buscando refugio no período de chuva”, comentou.

A população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, para que o anima seja capturado com segurança.

“A guarnição tem as ferramentas adequadas para fazer a captura sem estressar ou machucar o animal e sem risco aos militares. Vemos muitos vídeos na internet ensinando as pessoas a fazerem a captura desses animais, porém, não recomendamos que façam isso. São animais silvestres e representam risco. No caso da Jiboia, não é um animal peçonhento, mas tem uma mordida muito forte e que pode causar lesões gravíssimas” alertou o militar.

Foto: Soldado Rômulo

Brigada Militar

Durante esta semana, durante rondas preventivas, equipe da Brigada Mista de combate a incêndios, localizou em um terreno mais uma cobra da espécie jiboia.

O brigadista Rafael Fernandes realizou a captura do animal, usando as técnicas de segurança, e em seguida fazendo a soltura em uma área de preservação, garantindo o bem-estar da serpente.

Foto: brigadista Rafael Fernandes
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT