Bombeiros alertam para cuidados em trabalhos em altura e atividades domésticas: “Um tombo pequeno pode ter consequências graves”

Soldado BM Verejão, da 13ª CIBM de Lucas do Rio Verde, orienta sobre o uso de equipamentos de segurança e a importância de chamar profissionais para serviços de risco

Fonte: CenarioMT

Soldado BM Verejão, da 13ª CIBM de Lucas do Rio Verde, orienta sobre o uso de equipamentos de segurança e a importância de chamar profissionais para serviços de risco
Em caso de acidente, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Foto: Soldado BM Verejão.

O Corpo de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde reforça o alerta sobre os cuidados necessários durante trabalhos em altura — tanto em canteiros de obras quanto em atividades domésticas, como limpezas e pequenos reparos. O alerta foi feito pelo soldado BM Verejão, da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, após o registro de um novo acidente de trabalho na cidade.

De acordo com o militar, o caso envolveu a queda de um trabalhador de aproximadamente quatro metros de altura. A vítima apresentava suspeita de fratura no ombro esquerdo e foi encaminhada ao Hospital São Lucas para avaliação médica. “Graças a Deus não foi tão grave, o paciente está bem. Mas requer muito cuidado quando se trata de altura, pelo fato de usar os EPIs corretos — cinto de segurança, cadeirinha e todos os equipamentos fornecidos pela empresa”, destacou Verejão.

[Continua depois da Publicidade]

O bombeiro lembra que as orientações não valem apenas para profissionais da construção civil, mas também para quem realiza serviços em casa, especialmente neste período de fim de ano, quando é comum que moradores façam reparos ou limpezas. “O ideal é chamar um profissional. Às vezes a pessoa não tem experiência em subir no telhado ou mexer na calha, e acaba se acidentando. Quem trabalha com isso todos os dias já tem seus próprios cuidados e equipamentos de segurança”, explicou.

Segundo o soldado, quedas de pequenas alturas também podem causar ferimentos sérios. “A altura não importa. Dependendo da forma como a pessoa cai, pode bater a cabeça e sofrer um traumatismo craniano”, alertou.

[Continua depois da Publicidade]

Em caso de acidente, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193. “A primeira coisa é ligar, acionar o Corpo de Bombeiros. E até a nossa chegada, é importante isolar o local e conversar com a vítima, mantendo ela calma”, orientou o militar.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Repórter e editor do CenárioMT, atua na cobertura da região norte de Mato Grosso e trabalha com jornalismo online desde 2008. DRT: 0001686-MT. Sugestão de pauta? Manda no [email protected] .