22.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 04 dezembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEBlitz no centro chama a atenção para a violência contra mulher em...

Blitz no centro chama a atenção para a violência contra mulher em Lucas do Rio Verde

Ação faz parte dos 21 dias de ativismo promovido pela rede de enfrentamento a violência contra mulher
Por CenárioMT

Uma panfletagem realizada esta manhã no centro de Lucas do Rio Verde buscou conscientizar a população sobre a violência contra a mulher. A ação faz parte dos 21 dias de ativismo desenvolvido pela rede de enfrentamento à violência contra mulher. Centenas de condutores de veículos e pedestres foram abordados no cruzamento das Avenidas Mato Grosso e Paraná.

A secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, disse que várias ações serão desenvolvidas ao longo dos 21 dias de ativismo com o objetivo de levar a sociedade a refletir sobre o tema.  “Nós acreditamos que em 2021, com tudo a gente ouve, com todas as informações que temos, não podemos aceitar, sem fazer nada, que a violência continue tão alta em nosso município no nosso país”, pontuou.

Segundo a secretária, é necessário conscientizar a comunidade que as pessoas vítimas de violência precisam de ajuda e que as pessoas envolvidas em atos de violências precisam mudar a sua maneira de pensar.  “Pessoas que às vezes viveram uma vida inteira na violência e continuam praticando a violência. Então o nosso objetivo é esse. É levar informação, conscientização e contribuir pra que diminua essa violência”, ressaltou Janice.

É preciso falar

Mesmo diante das ações e informações acerca do assunto, o diálogo ainda é visto como essencial para combater a violência. Para conscientizar os homens a respeito do tema, o CREAS desenvolveu um programa chamado ‘É Preciso Falar’. “Nossas equipes vão até empresas que têm o público masculino maior e realiza essa roda de conversa, essa conscientização”, explicou a secretária. “Nós precisamos, sim, é oportunizar as pessoas a entender isso”.

A investigadora de Polícia Civil, Glaci Lins, reforça a importância de multiplicar as informações. Ela acredita que receber o panfleto com informações sobre como buscar ajuda contra a violência pode ajudar a cessar o ciclo. “Ela passa a ler um pouquinho mais, ela passa a se informar um pouquinho mais. A informação ela liberta. E a nossa intenção é libertar essas mulheres desse ciclo pra que a gente não venha a ter novos feminicídios na nossa cidade”, assinalou.

Feminicídios

Além de combater a violência contra a mulher, ações como os 21 dias de ativismo buscam evitar feminicídios. Este ano, foram registrados 3 feminicídios, todos ocorridos no primeiro semestre. “Graças a Deus neste semestre nós não tivemos nenhum. Nós estamos sempre combatendo, lutando pra evitar que novos feminicídios aconteçam no nosso município”.

Ações

Desde o início dos 21 dias de ativismo, várias ações foram realizadas. Nos próximos dias, novas ações serão realizadas. Nesta sexta-feira (26), por exemplo, duas desembargadoras do Tribunal de Justiça virão a Lucas do Rio Verde participar de palestras acerca dos 21 de ativismo. “As desembargadoras Maria Aparecida Ribeiro e a Maria Erotides Kneip estarão aqui para conscientizar a nossa rede, em primeiro lugar, nossa equipe para que a gente possa estar trazendo mais novas ações, pra que a gente consiga amenizar esse problema”, finalizou a secretária.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,350FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,096SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Estrutura da rede municipal de educação atrai visita de assessores de Sergipe
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha ‘Corte Amigo’ reduz cortes de água em 54% em Lucas do Rio Verde
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Conferência Municipal de Saúde Mental aprova 21 propostas para etapa estadual
dezembro 03, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha da Expolucas realiza entrega de doações arrecadadas em live
dezembro 03, 2021