Associação Artística Sentinela recebe reconhecimento de utilidade pública municipal

Fonte: CenarioMT

Foto: CenarioMT

A Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovou, nesta segunda-feira (3), o projeto de lei que declara de utilidade pública municipal a Associação Artística Sentinela, entidade que representa e difunde a tradição gaúcha no município. A proposta foi aprovada por unanimidade durante sessão ordinária e celebrada pelo presidente da Casa, vereador Airton Callai, que destacou o papel cultural e social do grupo.

“Hoje nós aprovamos o reconhecimento de utilidade pública da Associação do Centro de Tradições Gaúchas. É uma associação que muito trabalha, que traz frutos para Lucas do Rio Verde, como demonstrou recentemente em Primavera do Leste, quando conquistou 50 troféus. Eles fazem o nome do nosso município ser conhecido de forma positiva, mostrando o lado bom de Lucas do Rio Verde, assim como o esporte também faz”, ressaltou Callai, agradecendo aos vereadores pela aprovação unânime do projeto.

Na justificativa, o texto da proposta enfatiza que a Associação Artística Sentinela é herdeira direta da tradição cultural trazida pelos pioneiros que fundaram Lucas do Rio Verde, mantendo vivos os valores do campo, o amor à arte, à música e às danças gaúchas — elementos que se tornaram parte da identidade local.

[Continua depois da Publicidade]

A instituição promove oficinas e atividades artísticas que acolhem crianças, jovens e adultos, oferecendo um espaço de formação cultural e social que transforma vidas e contribui para o fortalecimento dos vínculos comunitários. “Mais do que um espaço de ensaio e apresentações, a Associação é um centro de convivência e de valores, que ensina respeito, disciplina, amor à tradição e orgulho em representar o município”, destaca o texto aprovado.

A entidade também tem levado o nome de Lucas do Rio Verde a diversos festivais e competições culturais, conquistando premiações e reconhecimento em nível estadual e nacional, reforçando o papel do município como polo de valorização da cultura tradicionalista.

[Continua depois da Publicidade]

Ao final, o vereador Airton Callai destacou que o reconhecimento da utilidade pública municipal é um gesto de valorização e respeito à história e ao legado da Associação. “O CTG Sentinela é motivo de orgulho para nossa cidade. Com esse reconhecimento, fortalecemos uma instituição que carrega as raízes dos fundadores de Lucas do Rio Verde e continua contribuindo, com seriedade e dedicação, para o desenvolvimento cultural e humano da nossa comunidade”, concluiu.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT