Arara-canindé ferida por linha com cerol é resgatada em Lucas do Rio Verde

Ave foi capturada pelo Corpo de Bombeiros no bairro Jardim das Palmeiras e encaminhada ao CETAS para reabilitação.

Fonte: CenarioMT

Ave foi capturada pelo Corpo de Bombeiros no bairro Jardim das Palmeiras e encaminhada ao CETAS para reabilitação.
Foto: Sgt Alexsandre-CBMMT.

Na tarde desta sexta-feira (29), por volta das 15h30, o Corpo de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde (13ª CIBM) realizou o resgate de uma arara-canindé ferida em uma residência no bairro Jardim das Palmeiras.

A equipe de Salvamento foi acionada via 193 após moradores identificarem a presença da ave sobre o telhado da casa, apresentando ferimentos visíveis na asa direita. O manejo foi feito de forma segura e, após a captura, a arara foi encaminhada com urgência para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Lucas do Rio Verde, onde permanece em processo de reabilitação.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com os bombeiros, os ferimentos foram provocados por linhas com cerol ou linha chilena — prática proibida em Mato Grosso pela Lei nº 8.845/2008. Além de causar graves lesões à fauna, esse tipo de linha oferece riscos à população, sendo responsável por acidentes com motociclistas, ciclistas e pedestres.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância da conscientização da sociedade para evitar o uso desse material perigoso e preservar tanto a vida humana quanto a dos animais silvestres que habitam a região.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT