Aparelho de ar condicionado pega fogo em escola de Lucas do Rio Verde

Fonte: CenarioMT

WhatsApp Image 2022 11 10 at 12.52.14
Foto por Carlos Gabriel Karling

Um possível curto-circuito provocou incêndio no aparelho de ar condicionado de uma das salas de aula na Escola Estadual Ângelo Nadin, localizada no bairro Bandeirantes em Lucas do Rio Verde.

Fogo em escola

O fogo iniciou por volta das 17h58m da tarde dessa quarta-feira (09), danificando totalmente o aparelho. Devido ao fogo, uma densa fumaça escura, bem como fuligem tomou conta da sala de aula, que estava sem alunos no momento do sinistro.

A equipe de plantão do Corpo de Bombeiros (13ª CBM) foi até o local com a viatura Auto Bomba Tanque 201, verificando que o incêndio atingia uma única sala de aula no pavimento superior da escola, estando isolado das edificações residenciais do bairro.

“De pronto foi verificado o acesso para iniciar o combate, o qual se deu através da escada de acesso ao pavimento superior, com a utilização de equipamentos autônomos pelos militares, haja vista o ambiente estar tomado de fumaça densa e de cor negra, característica de uma queima completa”, relatou a guarnição em nota à imprensa.

“Dentro da sala de aula conseguiram realizar a abertura de uma das janelas para o içamento das mangueiras e o uso da técnica de ventilação negativa, a qual permitiu a saída da fumaça e a visualização da queima do aparelho do ar condicionado, de onde muito provavelmente deva ter iniciado o incêndio”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O atendimento durou cerca de uma hora e meia, tendo sido gastos cerca de dois mil litros de água. Durante o rescaldo, parte do material que já estava queimado foi isolado dentro da sala e alguns ainda intactos foram retirados. A princípio o incêndio não causou dano maior à estrutura predial.

Embora o incêndio tenha iniciado na finalização do turno escolar vespertino, não havia mais estudantes e professores no local, estando apenas o guarda do local que realizou o chamado.

“Mister mencionar que em caso de incêndio, na dúvida sempre desligue a rede de energia elétrica!”, orientou a guarnição.