26.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEAgentes da Vigilância Sanitária passam por capacitação em Lucas do Rio Verde

Agentes da Vigilância Sanitária passam por capacitação em Lucas do Rio Verde

O objetivo do treinamento é rever todas as noções básicas de vigilância, competências e o Código Sanitário
Por Redação CenárioMT com Assessoria

Dando sequência ao cronograma de treinamentos aos profissionais da Saúde, o Programa Escola de Saúde Pública Municipal de Lucas do Rio Verde realiza nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23 de julho, dois dias de capacitação com agentes da Vigilância Sanitária. A formação com os profissionais ocorre no auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal.

Nesta quinta-feira, ministrado pela farmacêutica e especialista em saúde pública e sistemas de saúde, Fernanda Dotto, o encontro tem como proposta rever todas as noções básicas de vigilância, competências, o código sanitário que está em processo de reformulação. “A ideia é dar esse olhar ampliado para esse processo de ampliação da municipalização, abrangendo uma inspeção de média complexidade, esses agentes estejam preparados para esse momento”.

Fernanda pontua que o encontro também visa capacitar esses novos agentes para que a execução das funções em campo seja conforme a legislação vigente. “Tudo isso se aplica no campo de atuação deles a todo tempo. Então um momento como esse é primordial para que eles estejam sempre preparados”.

Durante o encontro, os agentes participaram de uma dinâmica com objetivo de relembrar sobre o conceito de Vigilância Sanitária. Para eles, a população precisa mudar o conceito de que os profissionais estão ali apenas para multar, quando a área de atuação deles é muito mais ampla. “Os servidores têm sim autonomia para aplicar a punição quando o local fiscalizado não está em conformidade, mas o principal papel da Vigilância Sanitária é de cunho orientativo e educativo”, reforça a farmacêutica.

Antes de multar, os fiscais orientam e notificam os estabelecimentos em inconformidade com as leis sanitárias. Em caso de reincidência, não havendo alternativa, aí sim a medida punitiva deve ser aplicada.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRISTEZA NA PEDREIRA
Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Lucas do Rio Verde
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021