26.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOLUCAS DO RIO VERDEAdvogado luverdense é indicado para vaga de juiz-membro substituto do TRE-MT

Advogado luverdense é indicado para vaga de juiz-membro substituto do TRE-MT

Abel Sguarezi concorre com Armando Biancardini Candia e Eustáquio Inácio de Noronha Neto na lista tríplice definida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Por CenárioMT

O advogado Abel Sguarezi, de Lucas do Rio Verde, é um dos nomes escolhidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso para ocupar a vaga de juiz-membro substituto na categoria jurista para o Tribunal Regional Eleitoral. Sguarezi concorre com Armando Biancardini Candia e Eustáquio Inácio de Noronha Neto.

A definição da lista tríplice aconteceu semana passada pelos desembargadores que compõem o Órgão Especial do Poder Judiciário de Mato Grosso. Os nomes que serão encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que passará a lista para o presidente da República decidir quem será o nome escolhido.

Sguarezi advoga em Lucas do Rio Verde desde 2004. Ele atendeu à reportagem de CenárioMT e que ficou feliz por receber indicações de todos os desembargadores, visto que cada membro titular indicou três nomes. Sguarezi recebeu 26 votos dos desembargadores. Armando Biancardini Cândia, que tenta a reeleição, obteve 21 votos, enquanto Estáquio Inácio de Noronha Neto obteve 16 votos.

“Tivemos uma votação gratificante, ou seja, nosso nome foi muito bem avaliado pelo Tribunal de Justiça e estamos na lista tríplice”, observou.

O advogado lembra que desde entrou para a advocacia procura trabalhar pelo fortalecimento da advocacia em Mato Grosso. Sguarezi participou de comissões temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, do Tribunal de Prerrogativas, ocupou a presidência da subsecção da OAB Lucas por dois mandatos. Atualmente é conselheiro estadual pelo segundo mandato e responde pela Comissão da OAB que defende a duplicação da BR. “Sempre defendendo a advocacia e a sociedade quando os órgãos que seriam responsáveis não agiram ou não agiram a contento”, disse.

Interiorização

Dentre as propostas defendidas pelo advogado luverdense estão a realização de campanhas do voto consciente e da lisura do processo eleitoral no país, além de combate às fakenews. Sguarezi lembra que, quando presidente da OAB Lucas, liderou a realização da campanha E depois?, para conscientizar a importância do voto útil.  “Se formos escolhidos pelo presidente da República queremos estar lá com essa isenção, com essa vontade e a mesma disposição que a gente vem lutando pela advocacia do Estado de Mato Grosso, pela sociedade mato-grossense”, pontuou.

O advogado assinala que o TRE-MT desenvolve ações no interior, mas defende a presença de um representante ‘dando voz’ ao interior. “O que a gente ouve da sociedade, que tem a percepção, é que fica mais fácil ser trazido (as demandas) diretamente à Corte, diretamente à Justiça Eleitoral, com maior conhecimento da realidade vivida no interior”, defende.

Eficiência

Abel Sguarezi enalteceu a importância da Justiça Eleitoral que tem agido com rigor para garantir a aplicação da legislação eleitoral, coibindo abusos de candidatos que teimam em trazer desequilíbrio no processo eleitoral. Ele lembra que nos últimos anos houve cassações de candidaturas e de mandatos, inclusive em Lucas do Rio Verde. “Tivemos exemplos de senador, dois senadores, aliás, sendo cassados. É muito importante, tanto quando o TRE está julgando e cassando quem faz o mal feito, não estou aqui dizendo quem está certo ou errado, mas o julgamento colegiado sempre sai um feliz e outro triste, mas que julgue, e mais importante ainda: as campanhas educativas, a qualificação do voto, atualmente combate a fakenews, que está tão propagado no Brasil todo. Estas campanhas educativas e a preparação das eleições destacam a importância do TRE”, disse, elogiando o papel do órgão.

Celso Ferreira Neryhttps://www.cenariomt.com.br
É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.

Redes sociais

107,334FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021