Adolescentes são protagonistas durante conferência em Lucas do Rio Verde

Durante a manhã desta segunda-feira (28) várias propostas foram discutidas na 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fonte: CenárioMT

IMG 0844 scaled

Adolescentes de Lucas do Rio Verde se destacaram durante a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada nesta segunda-feira (28). O evento reuniu representantes de entidades no auditório dos Pioneiros. O tema central da conferência foi a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da Covid-19.

Já na abertura, os mestres de cerimônia foram devidamente preparados para conduzirem a abertura do evento que contou com presenças do prefeito Miguel Vaz, defensor público Guilherme Rigon, secretaria de Assistência Social Janice Ribeiro, entre outras personalidades.

O protagonismo foi citado pelo defensor público. Guilherme elogiou os adolescentes atendidos pelo projeto Construtores do Futuro quando cantaram o Hino de Lucas do Rio Verde. Rigon observou que cantar o hino do município demonstra respeito ao lugar em que se vive. O defensor destacou ainda a importância da discussão de ideias. “Sempre que temos uma conferência, é hora de colocarmos nossas ideias no papel e que todos aqui presente, a partir dessas ideias, transformar em políticas públicas”, pontuou.

O prefeito Miguel Vaz também elogiou o envolvimento de crianças e adolescentes no evento. Segundo ele, é extremamente importante que os jovens se envolvam nos debates das propostas que vão proteger os direitos de crianças e adolescentes. “Eles devem sugerir, debater, analisar propostas para que as crianças e adolescentes tenham seus direitos assistidos. Que as políticas públicas para eles sejam realmente aplicadas”, assinalou.

IMG 0855 scaled

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Falando em nome dos adolescentes, a estudante Sofia de Menezes citou que a oportunidade de compor o dispositivo de honra era de todos os adolescentes. Aluna do 9º ano da Escola Olavo Bilac, Sofia enalteceu a iniciativa de estarem fazendo valer sua voz junto à sociedade. “Nós somos o futuro. E a gente está fazendo o futuro não só pra nós, mas pra todos. É sempre a gente estar colocando a nossa voz nas políticas públicas pra gente saber que um dia nós vamos estar aqui,” ressaltou a estudante.

Eixos temáticos

Durante a conferência ocorreu a ministração de palestra sobre o tema central do evento. Em seguida os participantes foram distribuídos em grupos e debateram os eixos temáticos propostos.

Por fim foram apresentadas e votadas as propostas elaboradas nos grupos de trabalho e eleitos delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.