Acadêmicos da UAB/UFMT apresentam cases relacionados às políticas públicas

O estudo marca também a retomada dos encontros presenciais da unidade

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB) realizaram, na manhã deste sábado (27), a apresentação de estudo de casos sobre as experiências, sendo elas boas ou não, nas políticas públicas da educação. Em Lucas do Rio Verde, a unidade é uma extensão das universidades Federal e Estadual de Mato Grosso e Instituto Federal – UFMT / Unemat/IFMT, e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

A atividade desenvolvida pelos 28 alunos do curso faz parte do conteúdo programático de encerramento da disciplina de Políticas Públicas I. Foram seis casos estudados de diversas regiões do Brasil.

[Continua depois da Publicidade]

Na apresentação, os acadêmicos tiveram que apontar o que foi positivo naquela situação analisada, dentro do contexto de política pública (não partidária) pensada no bem comum. A coordenadora da UAB Lucas do Rio Verde, Juliana Gonçalves, destaca que a proposta da atividade vai ainda mais além.

“A educação vai além dos portões da escola. Formar cidadãos críticos é o grande objetivo para que tenhamos uma sociedade com mais empatia e equidade”, disse Juliana.

[Continua depois da Publicidade]

A apresentação do estudo marca também a retomada dos encontros presenciais da unidade. A coordenadora se mostrou otimista. “As expectativas são ótimas. A gente espera que cada vez mais retornem esses encontros presenciais, assim como as aulas, as provas, movimentando tudo por aqui novamente”.

Quem também está otimista com o retorno das atividades presenciais é Lucieide Oliveira. Ela é formada em Publicidade e Propaganda e busca agora com a UAB uma segunda graduação. “Eu acredito que esse retorno é de suma importância. Nós começamos o curso no final do ano passado e, por conta das aulas remotas, hoje estamos conhecendo os colegas presencialmente”.

Elaine Lovatel, secretária de Educação, esteve presente e destacou a importância desses novos profissionais em formação para a cidade. “Daqui quatro anos esses 28 alunos vão se formar e a gente espera que eles venham somar com o público pedagogo das redes municipal e particular que tanto precisam”.

Sobre a UAB
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.

Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

Em Lucas do Rio Verde, a UAB está presente desde 2009 e, atualmente, oferece cursos em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), bacharelado em Administração Pública, Licenciatura plena em Matemática e Sistemas para Internet, além de graduação em História.

Já na pós-graduação, há o curso de Ciências no Ensino Fundamental do programa ‘Ciência é Dez’, Diversidade e Educação Inclusiva no contexto das Ciências Naturais, Informática, entre outros.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.