2º Encontro das Cooperativas Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é a única cidade de Mato Grosso que possui o programa Cooperativas Escolares

Fonte: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A manhã desta quinta-feira (06) foi muito proveitosa para os alunos que participam das cooperativas escolares em Lucas do Rio Verde, já que o 2º Encontro das Cooperativas Escolares de Mato Grosso foi realizado na sede da Sicredi Ouro Verde, na cidade luverdense.

Este ano estiveram presentes 187 associados das cooperativas escolares de Lucas do Rio Verde, sendo elas: a Coração Valente (Escola São Cristóvão), Coopereça (Escola Eça de Queirós), Cecicoop (Escola Cecília Meireles) e Olavocooper (Escola Olavo Bilac). Além delas, uma nova escola aderiu as cooperativas escolares, e também esteve presente nesta edição, sendo a Escola Fredolino Vieira Barros, da comunidade de Groslândia.

O Prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz que participou da atividade, acredita que todos os pontos apresentados durante o 2º Encontro sejam eficazes na construção da vida das crianças, principalmente dentro de casa e na sociedade.

“O trabalho do dia de hoje fala de integração e sem dúvida é muito rica, principalmente pela troca de experiência e da vivência de cooperação de cada equipe, que une a sinergia, para que todos melhorem o aprendizado na vida, dentro de casa, com os amigos, dentro da sala de aula e consiga viver os princípios da cooperativa, além do crescimento dentro da sociedade”, pontua prefeito Miguel Vaz.

Durante o encontro, os alunos vivenciaram na prática os princípios da cooperativa, entre eles destacou-se o 6º, que é a cooperação entre as cooperativas, abordando o trabalho de interação em nível local, fortalecendo o movimento cooperativista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.

“Um dos nossos objetivos é gerar um ambiente de coletividade e ajuda entre os associados das cooperativas escolares, além de desenvolver os sete princípios que são: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade”, explica secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Lucas do Rio Verde é a única cidade de Mato Grosso que possui o programa Cooperativas Escolares, sendo todas da rede municipal de ensino. A iniciativa é realizada por meio da parceria entre a Prefeitura e Sicredi Ouro Verde.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.