Lucas do Rio Verde | Delegada faz palestra sobre violência contra a mulher

Atividade realizada na sede da CDL faz parte do Agosto Lilás, mês de conscientização sobre violência doméstica

Fonte: CenárioMT

20230809 200436

Um grupo de mulheres acompanhou ontem (09) uma palestra sobre violência contra a mulher. Intitulada ‘Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei’, a palestra fez uma abordagem sobre os aspectos da lei Maria da Penha, criada há 17 anos para inibir a violência contra a mulher. A delegada Ana Terra foi convidada a falar sobre o tema.

A atividade faz parte do Agosto Lilás e foi realizada pela CDL de Lucas do Rio Verde com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação.

20230809 200407

“Eu procurei apresentar mais algumas ideias que possam contribuir, tanto com a prevenção, quanto a conscientização das mulheres vítimas de familiares”, explicou a delegada.

Por meio de slides, a palestrante a respeito da lei, dos sinais de violência doméstica, do ciclo de violência doméstica, possíveis causas, fatores de risco e consequências, não apenas para as vítimas, como também dos filhos, familiares e a sociedade em geral. Dra. Ana Terra ainda trouxe alguns números do Núcleo de Violência Doméstica de Lucas do Rio Verde, além de apresentar como é o funcionamento do atendimento no núcleo. “Como se dá o atendimento, qual é o passo a passo para que a as pessoas tenham uma consciência também a respeito de como funciona todo o nosso trâmite, como se dá essas ações”, detalhou.

[Continua depois da Publicidade]

17 anos

A Lei Maria da Penha completou esta semana 17 anos de criação. A delegada destacou o avanço que a legislação significou no enfrentamento à violência. Contudo, há a necessidade de maior envolvimento da comunidade. Durante a palestra, Ana Terra falou sobre o aumento no número de casos, mas observa que em Lucas do Rio Verde há uma consciência positiva.

“O que é essa consciência positiva? A parte de conscientização é tão bem trabalhada que instrui as mulheres para que tão logo, no primeiro sinal de que existe uma relação tóxica que pode desencadear um ciclo de violência doméstica, elas já pleiteiam por medidas protetivas, inicialmente, já registram o fato”, explica.

A delegada reforça que a omissão em casos de violência pode tornar a pessoa cumplice de eventual crime. Ana Terra ressalta que pessoas próximas à potencial vítima de violência devem estar atentas e denunciar quando há suspeita. “Tem sim o dever de interferir, de auxiliar de alguma forma, de prestar um apoio. Tem que tentar fazer com que a mulher entenda a vivência que ela tem de um ciclo de violência doméstica, auxiliar no que for possível, é indicar para ela ali os meios que ela pode estar utilizando, como atendimento algum atendimento jurídico”, adianta.

Agosto Lilás

20230809 195016

O presidente da CDL, Petronilio de Souza, acompanhou a programação. Ele comentou que a entidade cumpre seu papel social ao abrir as portas e discutir um tema tão importante e que acaba refletindo em toda a sociedade. “Alguns até pensam que o objetivo da CDL é só no fortalecimento do comércio local, mas é entidade tem esse papel importante e não poderia ficar de fora desse momento. Esse é o mês de conscientização no sentido de não violência a mulher”, reforçou.

“O Agosto Lilás é dedicado às causas da violência contra a mulher e a gente fica feliz em saber que aqui em Lucas existe essa rede de enfrentamento. Uma rede forte, uma rede participativa, onde todos já entenderam seu papel, a importância de cada um”, elogiou a Secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

A vereadora e primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara, Ideiva Foletto, prestigiou o evento. Ela observou que momentos como esse são fundamentais para reforçar a luta contra a violência. “É importante não só para nós, mulheres, mas para toda a sociedade, porque a gente sabe que se nós mulheres estivermos bem, toda a sociedade, a família também vai bem”, destacou.

A programação foi encerrada com um desfile e um coquetel servido aos participantes.

Entre no grupo do CenárioMT no WhatsApp e receba notícias em Tempo Real (CLIQUE AQUI)

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.