Líder do Alto Xingu diagnosticado com Covid-19 em MT é transferido de avião para GO

Fonte: G1 MT e TV Centro América

Foto: Antônio Carlos Banavita

O líder indígena do Alto Xingu, Aritana Yawalapiti, de 71 anos, foi transferido de avião de Canarana, a 838 km de Cuiabá, para Goiânia, na tarde dessa terça-feira (21).

O cacique foi diagnosticado com Covid-19 na última semana e sofreu crises respiratórias.

[Continua depois da Publicidade]

Ele estava recebendo cuidados médicos na casa de um familiar, no entanto, após o quadro de saúde de agravar, entre domingo (19) e segunda-feira (20), ele foi levado em estado grave para tratamento na cidade.

No dia seguinte, foi encaminhado para o estado Goiás para receber cuidados médicos.

[Continua depois da Publicidade]

Por causa da doença, o indígena teve parte do pulmão comprometido e agora precisa de atendimento especializado.

Aritana Yawalapiti assumiu a liderança do Alto Xingu por volta 1980. Desde então, ele é reconhecido por lutar pela defesa dos povos indígenas, principalmente pela preservação das terras já conquistadas.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, nessa terça-feira (21), a região do Xingu contabilizava 79 infectados pelo novo coronavírus e cinco mortos pela doença.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.