Líder de facção criminosa é preso em operação conjunta com policiais de Mato Grosso e Rio de Janeiro

Fonte: CENÁRIOMT

Na abordagem, foi dada voz de prisão aos criminosos, que foram algemados para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Líder de facção criminosa é preso em operação conjunta com policiais de Mato Grosso e Rio de Janeiro

Uma ação integrada entre as forças de segurança de Mato Grosso e do Rio de Janeiro resultou na prisão de um líder de uma facção criminosa do estado, nesta quarta-feira (19.2).

A prisão ocorreu na capital carioca e faz parte das investigações do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que visa combater o crime organizado no estado.

[Continua depois da Publicidade]

O criminoso, era foragido da Justiça de Mato Grosso e possuía um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal, com uma condenação de quase 40 anos de reclusão em regime fechado.

O faccionado integrava o Conselho Final da organização criminosa, responsável por avaliar punições e ordenar crimes. Ele possui um extenso histórico criminal, com passagens por associação criminosa, homicídio, latrocínio e sequestro. Além disso, ele já havia sido investigado pelo envolvimento na morte de um aluno sargento da Polícia Militar de Mato Grosso em 2004 e foi alvo de diversas operações policiais ao longo dos anos.

[Continua depois da Publicidade]

O homem é suspeito de ter financiado a fuga para o Rio de Janeiro dos envolvidos no homicídio de um sargento da Polícia Militar em maio de 2024, em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cuiabá.

Após o cumprimento do mandado, o criminoso foi encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro e, posteriormente, levado para uma penitenciária, onde cumprirá sua pena.

A prisão envolveu as forças de segurança de Mato Grosso, incluindo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Militar (Diretoria de Inteligência e Bope), Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos da Polícia Judiciária Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público. As forças de segurança do Rio de Janeiro também auxiliaram na prisão.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.