Lacen celebra 45 anos de serviços ofertados ao estado de Mato Grosso

Unidade é referência para os 141 municípios do Estado

Fonte: CenárioMT

Reunião no LACEN-MT Sobre o projeto ZIBRA - Foto por: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Neste sábado (28.11), o Laboratório Central do Estado (Lacen) celebra 45 anos de serviços ofertados aos 141 municípios de Mato Grosso. A unidade é gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e tem como missão realizar ações laboratoriais de vigilância em saúde, com qualidade e confiabilidade, para a promoção da saúde pública.

“O Lacen sempre foi um importante instrumento para saúde pública do Estado, e em meio a esta pandemia se mostrou ainda mais forte com seus servidores empenhados na recepção e análise de materiais biológicos para detecção da Covid-19 por meio do exame RT-PCR. As equipes do laboratório estão de parabéns por darem corpo a este trabalho imprescindível à população”, diz o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

[Continua depois da Publicidade]

O laboratório atende com prioridade as áreas de vigilância em saúde, como ambiental, sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador, organizando e supervisionando a rede de laboratórios de interesse da Vigilância em Saúde no Estado de Mato Grosso.

Com o empenho da equipe e com os equipamentos adquiridos recentemente permitiram a análise de aproximadamente 123.482 amostras para a detecção do coronavírus. Atualmente, restam 123 amostras em análise laboratorial. “Essas amostras vêm de vários municípios do Estado para serem analisadas aqui. Por isso a importância do serviço, que é referência para análises de vigilância a todos os municípios de Mato Grosso”, pontua a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira.

[Continua depois da Publicidade]

Comemoração

Com objetivo de celebrar os 45 anos do Laboratório Central, a diretoria da unidade realizou diversas atividades aos servidores durante a semana. Foram ofertadas aulas sobre noções e cuidados de pele, artesanato e curso de nutrição e imunidade contra doenças infecto contagiosas.

Também foi promovido um workshop em que as equipes da SES discutiram a importância do Lacen e do fortalecimento da Vigilância Laboratorial; a Integração da Vigilância com a pesquisa e casos pontuais da Covid-19, com referências da Coordenação Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dentre outros.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .