Justiça de Mato Grosso condena sete pessoas a mais de 86 anos de prisão por fraudes contra idosos

O grupo criminoso atuava visitando residências de idosos sob o pretexto de oferecer um falso programa governamental de distribuição de antenas de televisão

Fonte: CENÁRIOMT

Justica 1
Justiça de Mato Grosso condena sete pessoas a mais de 86 anos de prisão por fraudes contra idosos

Sete indivíduos foram condenados pela Justiça de Cuiabá, Mato Grosso, a penas que, somadas, ultrapassam 86 anos de prisão. A decisão, proferida pela 7ª Vara Criminal, encerra o primeiro ciclo da Operação “Antenados”, deflagrada pela Polícia Civil há um ano. O grupo foi condenado por organização criminosa, furto mediante fraude eletrônica contra idosos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, desvendaram um modus operandi engenhoso que lesou dezenas de aposentados e pensionistas do INSS, totalizando mais de R$ 1,5 milhão em empréstimos consignados fraudulentos.

[Continua depois da Publicidade]

O grupo criminoso atuava visitando residências de idosos sob o pretexto de oferecer um falso programa governamental de distribuição de antenas de televisão. Durante a suposta fase de cadastramento dos beneficiários, os criminosos fotografavam documentos pessoais e o rosto das vítimas.

De posse desses dados, eles abriam contas bancárias fraudulentas em nome das vítimas para contratar empréstimos consignados a serem descontados em 84 parcelas. Os valores eram depositados nas contas fraudulentas e, em seguida, transferidos rapidamente para outras contas, numa tentativa de dificultar o rastreamento, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro.

[Continua depois da Publicidade]

A investigação identificou 31 vítimas idosas em Cuiabá, totalizando 44 contratações fraudulentas de empréstimos. Também foram identificadas vítimas em outros municípios de Mato Grosso e em outros estados.

A delegada responsável pelo caso afirmou que a condenação representa uma resposta firme ao crime de fraudes eletrônicas contra idosos e reforça o compromisso da Polícia Civil no combate a fraudes bancárias.

Os condenados são quatro mulheres e três homens. A operação inicial, deflagrada em agosto de 2024, cumpriu mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e sequestro de bens, com atuação em Mato Grosso e também em Sorocaba (SP).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.