Um jovem de 21 anos foi morto a tiros na madrugada desta quinta-feira (16) dentro da própria residência, no bairro São José, em Nobres, a 121 km de Cuiabá. A vítima foi identificada como Renderson Aparecido de Almeida Silva, que morreu ainda no local, antes da chegada do socorro.
Segundo informações da 1ª Companhia da Polícia Militar, o ataque ocorreu por volta das 4h, quando três homens armados invadiram o imóvel pela Rua Maurício Sampaio Laurindo. Uma testemunha contou aos militares que os invasores arrombaram a porta principal e mandaram que a mulher e a filha da vítima deixassem a casa imediatamente.
Logo após as duas saírem, os criminosos dispararam várias vezes contra Renderson. O som dos tiros foi ouvido por vizinhos, que acionaram o 190. Quando a equipe da PM chegou, o rapaz já estava sem vida. O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo para exames de necropsia.
Investigações e histórico criminal
De acordo com o registro policial, Renderson possuía anotações anteriores por associação ao tráfico de drogas. Essa informação leva a polícia a considerar a hipótese de acerto de contas, mas outras linhas de investigação também estão sendo analisadas. A Polícia Civil já iniciou as diligências para identificar os três autores, que fugiram logo após o crime.
Casos de execução com características semelhantes têm se tornado mais frequentes na região médio-norte de Mato Grosso. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), o número de homicídios em 2024 aumentou 18% em cidades de pequeno porte como Nobres, o que reforça a preocupação das autoridades com a interiorização da violência.
Contexto e próximos passos
Os peritos da Politec recolheram cápsulas de diferentes calibres, o que indica o uso de mais de uma arma de fogo. As imagens de câmeras de segurança próximas ao local também serão analisadas para tentar identificar o veículo usado na fuga dos criminosos.
O caso está sendo conduzido pela Delegacia de Nobres, que deve ouvir as testemunhas nos próximos dias. A Polícia Civil reforça que qualquer informação que possa ajudar na investigação pode ser repassada de forma anônima pelo Disque-Denúncia 197 ou pelo 190 da Polícia Militar.
As informações foram confirmadas pela assessoria da Polícia Civil de Mato Grosso.