Irregularidades marcam o início do mês voltado à paz no trânsito em Sorriso

Fonte: CENÁRIOMT

Nesta primeira semana de maio, vários pontos de Sorriso estarão sinalizados com cones. O motivo? Lembrar que respeito e responsabilidade devem ser colocados em prática no trânsito. É este o tema do Maio Amarelo 2021, movimento nacional que tem como foco a promoção de um trânsito mais humanizado. Para isso, a ideia é difundir a máxima de “menos velocidade” e “mais empatia”.

Pois é, e justamente na manhã desta segunda-feira (3), uma guarnição da Guarda Municipal de Trânsito (GM) já se deparou com uma irregularidade que pode causar acidentes: duas carretas foram flagradas fazendo manobras proibidas no viaduto da BR-163 que dá acesso ao perímetro urbano de Sorriso.

[Continua depois da Publicidade]

“O Maio Amarelo vem reforçar o que deve estar presente na cabeça de condutores e pedestres o ano inteiro: as regras de trânsito devem ser rigorosamente respeitadas”, explica o coordenador da GM, Márcio Pires.

Além do flagra na segunda cedinho, o fim de semana também foi de constatação de uma série de desrespeitos, tanto à legislação, quanto à sinalização e ao sossego público. De acordo com dados da GM, 32 motocicletas foram removidas. Parte das motos foi recolhida por meio de blitz em apoio à Polícia Militar no bairro Mário Raiter. De acordo com Pires, os veículos foram removidos por apresentarem irregularidades na documentação, alteração de suas características, entre outras situações.

[Continua depois da Publicidade]

Já em outra abordagem, também em conjunto com a PM, foram recolhidas motocicletas de condutores que promoviam algazarra na região da BR-163, nas proximidades da entrada da BR/MT-242. “Muitos destes motociclistas eram de Sinop e Lucas do Rio Verde”, informa Pires.

Outra prática potencialmente perigosa, que é a condução sob influência de álcool também foi identificada no fim de semana. Por conta desta infração, que pode colocar em risco, tanto a vida do condutor, quanto a vida de terceiros, cinco condutores foram tirados de circulação e encaminhados à Polícia Judiciária Civil (PJC).

Perturbação do Sossego

Além das atividades diretamente voltadas à promoção de um trânsito mais seguro, cabe também à Guarda Municipal o atendimento de ocorrências de perturbação de sossego. De sexta (30 de abril) até a manhã desta segunda (3), foram registradas 70 ocorrências.

O “som nas alturas” tanto é configurado como contravenção penal, por perturbar o direito ao sossego de quem estiver por perto, quanto crime ambiental, por poluição sonora.

Nesta ação, assim como em outras, a GM, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), conta com o apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), órgão que também faz parte da Prefeitura de Sorriso, e está ligado à Secretaria Municipal de Governo (Semgov). Além do NIF, também são parceiras da GM a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), dentre outras instituições.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.