Intercâmbio leva estudantes indígenas de enfermagem para hospitais em São Paulo

Estudantes indígenas da Unemat participam de uma imersão inédita em instituições de saúde de referência em São Paulo, unindo saberes tradicionais e tecnologia.

Fonte: CenárioMT

Rogério Nunes é dos membros da comitiva que acompanha o intercâmbio em São Paulo
Intercâmbio leva estudantes indígenas de enfermagem para hospitais em São Paulo - Foto: Divulgação

Mato Grosso marca presença em um intercâmbio inédito promovido em São Paulo para estudantes indígenas do curso de Enfermagem Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A ação, que acontece de 21 a 27 de julho, envolve 49 alunos da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), oriundos de 41 etnias.

Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), o programa tem como objetivo promover a integração entre os saberes tradicionais dos povos originários e as práticas de alta tecnologia em saúde. As atividades ocorrem no Hospital São Paulo e no Hospital Sírio-Libanês.

[Continua depois da Publicidade]

O Parque Tecnológico Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), integra a equipe organizadora da iniciativa. Segundo Rogério Nunes, coordenador do Parque, a instituição participou ativamente desde a concepção do projeto, principalmente nas ações extensionistas, com foco em inovação e empreendedorismo.

“É uma oportunidade única porque coloca estes alunos na vanguarda da inovação em saúde no Estado, principalmente na valorização do conhecimento dos povos tradicionais”, afirmou Nunes. Ele destacou ainda o impacto potencial no mercado de trabalho e no ecossistema de inovação regional.

[Continua depois da Publicidade]

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, classificou a ação como um momento histórico para as políticas afirmativas no Brasil, reforçando o compromisso da universidade com o acesso ao ensino superior para os povos indígenas.

O intercâmbio conta com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai-MS) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O Parque Tecnológico também integra o Grupo de Trabalho de apoio e monitoramento das atividades do curso de Enfermagem Intercultural Indígena da Unemat.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .