A intenção de consumo das famílias em Cuiabá registrou a segunda alta consecutiva em agosto de 2025. O índice, que chegou a 105,6 pontos, apresentou um crescimento de 0,6% em relação ao mês anterior, um sinal positivo para a economia local. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a resiliência dos consumidores, afirmando que a recuperação contribui para que os lojistas se preparem para atender melhor a clientela.
Apesar da alta, o índice atual ainda está 4,4% abaixo do resultado de agosto de 2024. A pesquisa revelou um contraste entre o otimismo em relação ao futuro e as dificuldades do presente. Os principais fatores que impulsionaram a alta foram a perspectiva para a compra de bens duráveis (+5,4%) e a perspectiva profissional (+2,1%).
Por outro lado, houve queda em indicadores importantes como o Nível de Consumo Atual (-4,6%), a Renda Atual (-0,8%) e a Compra a Prazo (-0,2%). Wenceslau Júnior ressaltou que, embora a confiança no emprego e em bens duráveis tenha se renovado, a queda no consumo e a dificuldade de acesso ao crédito ainda limitam a intensidade da recuperação.
O levantamento também traçou o perfil do consumidor cuiabano. Mais da metade dos entrevistados, 54,5%, se sentem mais seguros em relação ao emprego, e 52,2% acreditam em melhoria profissional nos próximos seis meses. Em relação à renda familiar, 56,8% declararam que a situação está melhor em comparação a 2024.
No entanto, a confiança ainda é frágil. Cerca de 43,5% dos consumidores afirmaram que está mais difícil obter crédito neste ano, e a expectativa para o futuro do consumo está dividida: 43,8% acreditam que irão consumir mais, enquanto 43,5% esperam reduzir o consumo nos próximos meses.
 
     
     
     
     
     
							













 



