INSS leva serviços previdenciários a comunidades rurais do Mato Grosso

Primeira edição do Projeto Justiça Sem Fronteiras beneficiou 524 pessoas em três localidades do estado

Fonte: CENÁRIOMT

INSS leva servicos previdenciarios a comunidades rurais do Mato Grosso
INSS leva serviços previdenciários a comunidades rurais do Mato Grosso

Mais de 524 pessoas em comunidades rurais do Mato Grosso tiveram acesso a serviços previdenciários essenciais através da participação do INSS no Projeto Justiça Sem Fronteiras, iniciativa que levou atendimento direto a populações em situação de vulnerabilidade.

O Instituto encerrou nessa quarta-feira (9) sua participação na primeira edição do Projeto Justiça Sem Fronteiras, atendendo 524 pessoas em três comunidades rurais do Mato Grosso. A ação aconteceu entre os dias 1º e 9 de julho, beneficiando moradores da Agrovila Nova Esperança (Cáceres), Distrito Vila Picada (Porto Esperidião) e Distrito de Santa Clara de Monte Cristo (Vila Bela da Santíssima Trindade), com 97, 175 e 252 atendimentos, respectivamente.

[Continua depois da Publicidade]

A iniciativa garante o acesso aos direitos previdenciários em regiões de difícil acesso, onde os cidadãos enfrentam barreiras significativas para se deslocar até as agências do INSS. O projeto representa um marco na promoção da inclusão social e cidadania por meio da parceria entre diversos órgãos públicos nos eixos Justiça, Cidadania, Educação, Saúde e outros serviços essenciais.

“Parcerias como essas são cada vez mais comuns dentro da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste, que busca diminuir a distância entre o segurado e o INSS, levando cidadania e proteção social para as populações mais carentes e remotas das nossas regiões”, destacou o superintendente regional Norte/Centro-Oeste do INSS, Iracemo da Costa Coelho.

Serviços ofertados

O gerente-executivo do INSS em Cuiabá, Odair Egues, ressalta ainda a relevância social da iniciativa e da participação do INSS para somar esforços a fim de promover o acesso à cidadania. Entre os serviços prestados, houve orientações e informações, concessão de benefícios, consultas ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), atualizações cadastrais, solicitação de benefícios, consultas ao histórico de consignações, simulações de tempo de contribuição, cadastro ou recuperação de senhas do portal Gov.br. Também foram realizados cumprimento de exigências, reativação de benefícios, agendamento de perícias e emissão de Guias da Previdência Social (GPS).

[Continua depois da Publicidade]

Viviane Rodrigues de Souza teve a pensão por morte concedida durante a ação realizada em Cáceres, três meses após dar entrada no pedido. Ela foi atendida pelos servidores Joaride Alvarenga e Thompson Campos. “Quero agradecer a Deus por ter me trazido aqui junto com esses funcionários, que foram enviados por ele para me ajudar”, celebrou emocionada.

O Projeto Justiça Sem Fronteiras tem foco não apenas em serviços judiciais, como também em ações voltadas para a saúde, a cidadania, a educação, a cultura, a orientação jurídica e a integração comunitária. Além disso, o projeto preocupa-se em respeitar as especificidades sociais e territoriais da região fronteiriça.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.