A Taça das Favelas MT 2025 abriu suas inscrições, que seguem até sexta-feira (15.8). Com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), o torneio visa fomentar orgulho e inclusão social nas comunidades.
Segundo Gleicy Kelly, presidente da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, “a Taça não é apenas sobre esporte, é sobre esperança, oportunidades e pertencimento. Muitos jovens encontram aqui a primeira grande chance de mostrar talento e mudar de vida, além de fortalecer a união comunitária”.
A edição deste ano contará com 16 seleções masculinas, para atletas entre 14 e 17 anos, e 8 seleções femininas, a partir dos 14 anos. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.tacadasfavelasmt.com.br. Um congresso técnico ocorrerá em 16 de agosto para definir detalhes do campeonato.
O torneio terá início com peneiras nas favelas participantes. Após a formação das equipes, os jogos seguem em formato eliminatório até a grande final, com partidas em estádios, campos comunitários e arenas parceiras, sempre com arquibancadas cheias.
A iniciativa é promovida pela Central Única das Favelas, com apoio da TV Centro América e parcerias do Liceu Cuiabano, Em Cena Escola de Artes de Cuiabá e 9 Atos Cultura e Entretenimento.
Cronograma das atividades:
- Congresso técnico: 16/08
- Peneiras das favelas: 23 e 24/08
- Jogos: 30/08 a 05/09
- Final: 06/09
- Peneira Estadual: 07/09
- Treinos para Etapa Nacional: 08 a 30/09
- Participação na Etapa Nacional: 02 a 12/10
- Final Nacional: 01/11