Iniciativa quer estimular potencial empreendedor das mulheres luverdenses

Programa lançado nesta terça-feira (29) vai prestar mentoria e consultoria gratuita à mulheres interessadas na iniciativa

Fonte: CenárioMT

O programa lançado pelo Sebrae nesta terça-feira (29) quer estimular o potencial empreendedor de mulheres luverdenses. O Sebrae Delas vai prestar consultoria e mentoria de forma gratuita às mulheres que participaram do lançamento do programa.

Pra receber o público, que compareceu em bom número, a unidade local do Sebrae foi especialmente preparada com flores e um ambiente bastante agradável. Artesãs foram convidadas para expor seus produtos, gerando oportunidades de negócios.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com analista da unidade local, Célia Mascarenhas, tudo foi pensado para ir de encontro ao programa nacional, que tem o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino. “O programa em si ele vai acontecer durante 4 meses”, informou Célia. “O Sebrae tem uma trilha específica para desenvolver nessas mulheres o potencial delas de empreender, ajudar elas a encontrar uma oportunidade de negócio, estimular para que elas tenham o primeiro passo de abrir um negócio”.

A mentoria ou consultoria será desenvolvida neste período às mulheres, independente da área de atuação. “Não importa qual o segmento Sebrae vai apoiar qualquer mulher que quiser empreender”, disse Celia.

[Continua depois da Publicidade]

As participantes ainda acompanharam uma palestra com Márcia Dario. Ela observa que a comunicação é essencial em qualquer tipo de negócio, por isso a preocupação em capacitar as mulheres em processos de gestão. Por meio dessa atuação, a ideia é ajudar as mulheres a manterem a sua marca no mercado, além de ajudar na questão do marketing digital. “Para o pequeno empreendedor e empreendedora ainda é uma caixinha de surpresa que ele vai aprendendo a cada dia”.

Dados apresentados pela palestrante mostram que 45% dos empreendimentos brasileiros têm a frente mulheres, totalizando mais de 19 milhões de empreendedoras. Porém, o número pode ser ainda maior, pois muitas pessoas estão atuando de modo informal, sem a abertura de MEI para facilitar sua atividade.

Por fim, Márcia Dario identificou 3 problemas que deverão ser ultrapassados pelos empreendedores na atualidade. Um deles é relacionado a mão de obra. Outro é o marketing digital, ferramenta imprescindível graças ao avanço tecnológico. O planejamento financeiro é o terceiro desafio, tendo em vista que é comum haver uma mistura de valores financeiros de empresas com despesas pessoais.

“O Sebrae já tem várias ferramentas, inclusive eu usufruí de uma agora chamada ‘up digital’, que ajuda o pequeno a entender esse mundo digital. E ele acompanha inclusive com mentorias passo a passo, para que a empreendedora possa entender esse contexto. E eu brinco assim: ‘se eu fiz qualquer um faz’”, brincou a palestrante.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT