Indústria de Mato Grosso continua sendo um “furacão” na geração de empregos

Fonte: CENÁRIOMT

Indústria de Mato Grosso continua sendo um "furacão" na geração de empregos
Levantamento, conduzido pelo Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC) apontou que o custo adicional para produzir em Mato Grosso chega a R$ 38,5 bilhões por ano FOTO: PIXABAY

A indústria de Mato Grosso continuou em expansão no mercado de trabalho em setembro, registrando o segundo melhor desempenho entre os setores econômicos do estado.

De acordo com os dados do Novo Caged, analisados pelo Observatório da Indústria do Sistema Fiemt, o saldo de empregos formais foi de 611 postos, com 360 criados pela indústria e 251 pela construção civil.

[Continua depois da Publicidade]

Vanessa Gasch, gerente do Observatório da Indústria, destacou que o avanço da indústria local reflete sua resiliência e importância na economia regional. “Comparado a 2023, registramos um crescimento de 3,8% no saldo de empregos da indústria em setembro de 2024”, pontuou.

Segmentos com maior destaque em Mato Grosso

O setor de serviços manteve-se como o principal gerador de empregos no estado, com um saldo de 1.121 postos. Já o comércio, com saldo de 90, e a agropecuária, que apresentou uma perda de 99 postos, ocuparam a terceira e quarta posições, respectivamente.

[Continua depois da Publicidade]

No panorama geral, Mato Grosso registrou um saldo positivo de 1.723 empregos, com 51 mil contratações e 50 mil desligamentos. Esse crescimento representa uma variação de 0,18% em relação a agosto e uma elevação de 3,78% na comparação com setembro de 2023.

Principais atividades impulsionadoras

O bom desempenho da indústria foi impulsionado, principalmente, pelo setor de transformação, com destaque para a “Fabricação de produtos alimentícios”, que sozinha gerou 281 novos postos. A atividade de “Abate e fabricação de produtos de carne” também apresentou um saldo positivo, com 244 novas vagas. No segmento de construção, a área de “Serviços especializados para construção” registrou um saldo de 155 empregos.

Esses dados reforçam o papel da indústria mato-grossense no crescimento econômico do estado, que se consolida como um dos principais pilares do mercado de trabalho local.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.