Como forma de marcar o Dia Nacional de Combate à Surdez, celebrado nesta segunda-feira (10), o deputado estadual Wilson Santos ressaltou esforços para ampliar acessibilidade e arantir maior reconhecimento à comunidade surda em Mato Grosso. Entre as medidas defendidas estão a oferta de intérpretes de Libras em espaços públicos e o incentivo ao esporte praticado por pessoas surdas.
Desde 2019, o parlamentar conduz iniciativas para assegurar o direito à comunicação. Na Assembleia Legislativa, transmissões oficiais contam com intérpretes de Libras, garantindo acompanhamento integral das sessões e atividades institucionais. Também foi solicitado o provimento de cargos para tradutores e intérpretes em serviços públicos.
Projeto para acesso gratuito de intérpretes
Outro avanço citado envolve o Projeto de Lei nº 363/2021, que prevê a presença gratuita de tradutores e intérpretes de Libras em transporte e locais de acesso público quando estiverem acompanhando pessoas com deficiência auditiva. A proposta segue em análise legislativa.
Reconhecimento do surdodesporto
A Lei nº 12.485/2024 reconheceu o surdodesporto como prática de interesse social e esportivo no estado. A norma possibilita parcerias e ações de incentivo voltadas a atletas surdos, fortalecendo espaços de inclusão e competitividade.
Valorização de atletas surdos
Em 2025, foi instituído o Dia Estadual do Atleta Surdolímpico, celebrado em 10 de setembro, com objetivo de promover visibilidade e reconhecimento às conquistas esportivas de pessoas surdas.
Segundo estimativas, mais de 10 mil moradores do estado possuem algum grau de perda auditiva. As iniciativas visam assegurar condições de participação plena na vida social, profissional, cultural e política.
O tema da acessibilidade comunicacional permanece central no debate sobre direitos da pessoa com deficiência, reforçando a importância de políticas contínuas e efetivas.
Participe
O debate sobre inclusão é permanente. Comente sua opinião.















