A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) deu início às aulas do projeto Muxirum Digital MT com uma turma no Asilo Santa Rita, na região central de Mato Grosso, na última quinta-feira (17).
Voltado para adultos e idosos, o programa oferece cursos gratuitos de informática básica, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O objetivo principal é promover o letramento digital entre pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo maior autonomia e participação social.
Segundo a coordenadora do projeto, Danyelle Zamar, a ação busca incluir digitalmente pessoas da melhor idade, permitindo que aprendam a usar ferramentas essenciais do cotidiano como agendamento de consultas, pagamentos e acesso a serviços bancários, sem depender de terceiros.
“Essa capacitação ajuda que essas pessoas não sejam excluídas do crescente mundo digital”, afirmou Zamar, que também destacou o papel do curso na prevenção contra golpes virtuais.
Para muitos participantes, como a professora aposentada Renilda Ribeiro, a iniciativa representa não apenas aprendizado, mas também uma oportunidade de socialização. “Conhecer novas pessoas e fazer amizades é tão importante quanto aprender a usar a tecnologia”, contou.
O Muxirum Digital MT está em fase piloto e, até outubro de 2025, a expectativa é atender cerca de 280 pessoas nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio de Leverger, com turmas de até 40 alunos cada.
O nome do projeto remete ao programa Mais MT Muxirum, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), voltado à alfabetização de adultos que não tiveram acesso à educação na idade adequada.


















