Inclusão de Pessoas Surdas Avança em Mato Grosso

Projetos do deputado Max Russi fortalecem políticas de acessibilidade e prevenção auditiva.

Fonte: CenárioMT

Inclusão de Pessoas Surdas Avança em Mato Grosso
Inclusão de Pessoas Surdas Avança em Mato Grosso - Foto: ALMT

Você sabia que nesta segunda-feira (10) se celebra o Dia Nacional de Combate à Surdez? A data destaca os riscos da perda auditiva e a importância da prevenção. Em Mato Grosso, o deputado Max Russi (PSB), Presidente da Assembleia Legislativa, tem liderado iniciativas para ampliar a inclusão de pessoas surdas por meio de leis, indicações e parcerias com diferentes órgãos.

Em 2021, durante sua presidência da Assembleia Legislativa, Russi implantou o uso de tradutores e intérpretes de Libras nas transmissões da TV Assembleia, audiências públicas e eventos parlamentares. Ele também indicou ao governo estadual a criação desse cargo em órgãos e entidades públicas. Entre as ações, destacam-se:

[Continua depois da Publicidade]
  • Realização do “Ciclo de Palestras pela Conscientização e Inclusão Social da Pessoa Surda”;
  • Entrega de moções de aplauso para iniciativas inclusivas;
  • Indicações para que professores da rede básica recebam formação específica em Libras;
  • Inclusão da Libras na grade curricular das escolas estaduais.

Avanços legislativos recentes

Em 2023, a Lei nº 12.157/2023 regulamentou o exercício e as condições de trabalho de tradutores e intérpretes de Libras, fortalecendo a segurança profissional e promovendo a comunicação com a comunidade surda. O deputado ressaltou a importância da lei para garantir mais inclusão não apenas na Assembleia, mas também em outros órgãos.

Serviços públicos acessíveis

Na atual gestão da Mesa Diretora da ALMT, Russi inaugurou um guichê exclusivo para atendimento ao público surdo, com acolhimento em Libras para emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN) no Espaço Cidadania. O serviço, iniciado em outubro de 2025, é realizado pela servidora surda Lhais Rafaela, garantindo atendimento humanizado e acessível.

[Continua depois da Publicidade]

Lei Luiza Rodrigues

O projeto mais recente do parlamentar, Lei nº 1.515/2025, estabelece ações de diagnóstico precoce, tratamento integral e prevenção da otite crônica em crianças e adolescentes de 1 a 18 anos. A proposta, nomeada Lei Luiza Rodrigues, homenageia uma menina de 10 anos que enfrenta a doença em estágio avançado e sofre perdas auditivas significativas. A matéria foi aprovada em redação final na última quarta-feira (5).

Essas iniciativas reforçam o compromisso com a inclusão e o acesso à saúde auditiva em Mato Grosso. Comente sua opinião sobre essas ações e a importância da acessibilidade em sua cidade!

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]