Incêndios florestais mobilizam bombeiros em diversas cidades de Mato Grosso

Equipes atuam no combate a incêndios e monitoram focos de calor em diferentes regiões do estado.

Fonte: CenárioMT

Incêndios florestais mobilizam bombeiros em diversas cidades de Mato Grosso
Foto: CBMMT

Incêndios florestais seguem mobilizando equipes em várias cidades de Mato Grosso. Neste domingo (21), bombeiros mantêm controlados 10 focos e combatem outros nove, em regiões como Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Nova Maringá, Novo Santo Antônio e Paranaíta.

De acordo com informações oficiais, dois focos ativos permanecem em Paranaíta e em Pontes e Lacerda. Em Cuiabá, na região de Coxipó do Ouro, também há registros de combate, além das cidades de Tesouro, Guarantã do Norte e Rosário Oeste. As operações contam com caminhões-pipa, aeronaves e máquinas pesadas, além de equipes em campo, garantindo proteção de comunidades, propriedades e áreas de preservação.

[Continua depois da Publicidade]

No monitoramento estadual, foram identificados 46 focos de calor, sendo 35 incêndios florestais e 11 queimadas irregulares. Nove destes focos foram registrados em terras indígenas, localizadas em municípios como Rondolândia, Matupá, Peixoto de Azevedo, Gaúcha do Norte e Santo Antônio de Leverger. O combate nesses locais depende de ação do Governo Federal.

A chamada Operação Infravermelho fiscaliza as queimadas irregulares, usando imagens de satélite para antecipar riscos e identificar práticas ilegais. Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o estado já contabiliza 208 incêndios extintos em municípios como Alta Floresta, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Sinop, Sorriso, Rondonópolis e Várzea Grande.

[Continua depois da Publicidade]

Nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 42 novos focos de calor em Mato Grosso, sendo 18 na Amazônia, 22 no Cerrado e dois no Pantanal. Vale lembrar que a ocorrência isolada de focos não significa, necessariamente, um incêndio florestal, mas pode indicar risco de propagação.

As autoridades reforçam a proibição do uso do fogo para manejo agrícola e limpeza de áreas. No Pantanal, a medida vai até 31 de dezembro; já na Amazônia e no Cerrado, a restrição segue até 30 de novembro. Em áreas urbanas, a queima é proibida durante todo o ano. A orientação é que qualquer indício de incêndio seja denunciado imediatamente pelo 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]