Incêndio em parque de Mato Grosso foi causado por fogueira irregular, aponta perícia

Laudo técnico confirmou que o incêndio no Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, teve origem em uma fogueira usada de forma inadequada.

Fonte: CenárioMT

Incêndio em parque de Mato Grosso foi causado por fogueira irregular, aponta perícia
Foto: BOMBEIROS

Uma perícia do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso concluiu que o incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, foi provocado por ação humana. O fogo começou a partir do uso inadequado de uma fogueira durante um acampamento em área particular próxima ao parque.

O laudo apontou que o ponto de origem estava em uma propriedade onde foram encontradas cinzas, galhos e troncos dispostos em formato de fogueira, além de evidências físicas e registros de calor. Depoimentos de moradores reforçaram as conclusões técnicas.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o relatório, a propagação das chamas em direção à serra foi identificada a partir de folhas com sinais de congelamento térmico, típicos de incêndio de baixa intensidade, além do padrão de queima da vegetação.

De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, o proprietário do terreno será multado com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e no Decreto Federal nº 6.514/2008. O cálculo da penalidade levará em conta o impacto ambiental causado pelo incêndio.

[Continua depois da Publicidade]

Além da multa administrativa, a Polícia Civil utilizará o laudo pericial para responsabilização criminal do infrator, que pode responder a processo e até cumprir pena de reclusão. As informações também vão orientar medidas preventivas e de conscientização, principalmente devido à proximidade do parque com a área urbana de Barra do Garças.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: vitor.etrev@gmail.com