Incêndio em Barra do Garças: fogueira em acampamento provoca desastre ambiental

Fogo em área privada causou grande incêndio no Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, em Mato Grosso.

Fonte: CenárioMT

Incêndio em Barra do Garças: fogueira em acampamento provoca desastre ambiental
Foto: CBMMT

Uma fogueira utilizada de forma inadequada durante um acampamento em área privada foi responsável pelo incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra Azul, em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, conforme perícia do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

O laudo pericial detalhou que o ponto de origem do fogo estava na propriedade particular, onde foram encontrados restos de cinzas, galhos e troncos queimados em formato de fogueira. Além disso, sinais de congelamento térmico em folhas indicaram fogo de baixa intensidade que se espalhou em direção à serra do parque.

Segundo a perícia, a causa do incêndio foi ação humana por negligência, caracterizando crime ambiental. Moradores da região confirmaram as evidências levantadas pelos peritos.

O proprietário da área será multado proporcionalmente ao dano ambiental causado, conforme a legislação vigente. A medida busca não apenas responsabilizar, mas reforçar a prevenção de incêndios florestais em Barra do Garças e região.

O laudo também será utilizado pela Polícia Civil para eventual responsabilização criminal e servirá para orientar ações de conscientização junto à população local, visando práticas seguras no uso do fogo em atividades recreativas próximas ao parque.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.