Identidade funcional de policiais civis de MT terá padronização nacional

Fonte: CENÁRIOMT

Foto: PJC/MT

A carteira de identidade funcional dos policiais civis de Mato Grosso passará pela padronização implantada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, conforme  a Portaria nº 885, de dezembro de 2019, que estabeleceu requisitos de qualidade e segurança para os documentos.

A padronização realizada em todo o país faz parte da nova identidade visual unificada conforme orientação do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil.

[Continua depois da Publicidade]

Na Polícia Civil de Mato Grosso serão confeccionadas cerca de oito mil novas identidades para servidores ativos e inativos. Para a produção dos documentos serão investidos aproximadamente R$ 350 mil, recurso de Emenda Parlamentar do deputado estadual Delegado Claudinei Lopes, que destinou o valor de R$ 2 milhões à Polícia Civil.

 

[Continua depois da Publicidade]

“Meu objetivo desde a campanha sempre foi colaborar com o desenvolvimento da Polícia Civil e fico feliz com investimento de parte do valor da emenda nas identidades funcionais dos policiais que passam a ter o formato padronizado em todo país. O modelo traz mais segurança para identificação do policial, uma vez que já aconteceram vários casos de falsificação de carteiras funcionais”, disse o deputado.

 

A nova identidade traz uma série de quesitos de segurança que dificultam a falsificação dos documentos policiais, assim como ajudam a identificação dos servidores de segurança em ações integradas ou quando estão fora do seu estado de origem. O padrão de segurança será o mesmo que os utilizados em passaportes e a identidade funcional também será reconhecida como documento oficial em todos os países do Mercosul.

Além da segurança, a padronização trará formalidade e equidade no reconhecimento dos policiais, uma vez que atualmente cada estado possui o seu próprio padrão de identidade, o que dificultava a verificação da autenticidade do documento.

Para o delegado-geral, Mário Dermeval Aravechia de Resende, a nova identidade funcional é mais uma passo na modernização pela qual a Polícia Civil está passando. “Buscamos parcerias e diversos mecanismos de apoio para que pudéssemos fazer frente às necessidades da instituição, da prestação de serviços à sociedade e a modernização em diferentes áreas para nossos profissionais, garantindo uma polícia mais ágil e moderna”, disse Dermeval.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.