Hospital realiza mutirão com 25 cirurgias para reduzir fila

A ação pretende atender pacientes com hérnia, vesícula ou cisto sebáceo em um único dia para agilizar o atendimento.

Fonte: CenárioMT

Hospital realiza mutirão com 25 cirurgias para reduzir fila
Hospital realiza mutirão com 25 cirurgias para reduzir fila - Foto: SES-MT

O Mato Grosso contará neste sábado (28) com um mutirão no Hospital Metropolitano em Várzea Grande para realizar 25 cirurgias gerais. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde busca reduzir a fila de espera com procedimentos de baixa complexidade, como 20 colecistectomias (retirada de vesícula), três hernioplastias e duas exéreses de cisto dermoide.

De acordo com a direção do hospital, este é o sexto mutirão do ano, somando 154 cirurgias já realizadas nessas ações. A estratégia é oferecer atendimento mais ágil e eficiente para pacientes que aguardavam via Sistema de Regulação. A equipe envolvida conta com cinco cirurgiões, cinco residentes, quatro anestesistas, dez técnicos de enfermagem e dois enfermeiros.

Os pacientes têm entre 31 e 91 anos e são de municípios como Alto Paraguai, Arenápolis, Aripuanã, Colíder, Colniza, Cuiabá, Figueirópolis d’Oeste, Juara, Juína, Juruena, Nossa Senhora do Livramento, Pontes e Lacerda, São José do Rio Claro, Sinop e Várzea Grande. Eles passaram por consultas prévias e exames para garantir que estivessem aptos aos procedimentos.

As cirurgias de vesícula serão feitas por videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva que utiliza pequenas incisões e uma câmera para guiar os instrumentos. Esse método permite recuperação mais rápida, menos dor e risco reduzido de infecção.

O hospital orienta que os pacientes mantenham o cadastro do SUS atualizado para facilitar o contato quando forem convocados para cirurgias. Com 239 leitos operacionais, a unidade é referência em diversas especialidades cirúrgicas e segue ampliando esforços para atender à demanda da população.