Hospital Geral formaliza empréstimo de ultrafreezer e Cuiabá deve receber vacina da Pfizer, diz prefeitura

Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o imunizante da Pfizer utiliza a tecnologia de mRNA e requer sua armazenagem em ultrafreezeres com a temperatura de pelo menos -75ºC, que é o caso do equipamento cedido.

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. G1 MT

11 237
Foto: Secom/MT

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) formalizou a cessão de um ultrafreezer com temperatura até – 86ºC e capacidade de 486 litros para s Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a fim de armazenar doses do imunizante do laboratório Pfizer/BioNTech na campanha de vacinação contra a Covid-19.

O imunizante utiliza a tecnologia de mRNA e requer sua armazenagem em ultrafreezeres com a temperatura de pelo menos -75ºC. Por isso, o HG vai ceder o equipamento, com backup de CO2 e nobreak para armazenamento de doses do imunizante da Pfizer/BioNTech.

O ofício foi assinado e enviado pela médica Flávia Galindo, presidente do Conselho Deliberativo da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Cuiabá, que administra o HG.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Ozenira Félix, ainda não houve comunicação de quando o imunizante deve chegar na capital, mas adiantou que, assim que as doses chegarem, a SMS buscará o ultrafreezer cedido pela direção do Hospital Geral.

De acordo com o Ministério da Saúde, foi firmado um contrato prevendo 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e o primeiro lote com 1 milhão de doses virá da fábrica na Bélgica, com desembarque no Brasil previsto para a noite desta quinta-feira (29).

[Continua depois da Publicidade]