Um homem foi preso em flagrante na tarde da última quinta-feira (31), acusado de invadir uma fazenda na zona rural de General Carneiro e manter posse irregular de armas de fogo. A ação foi realizada por policiais do Pelotão de Novo São Joaquim e da Patrulha Rural de Barra do Garças.
Segundo a Polícia Militar, a denúncia anônima relatava uma ocupação ilegal em uma propriedade localizada a cerca de 80 km de Novo São Joaquim. No local, os agentes encontraram um homem que alegou ter sido contratado para permanecer na área, recebendo R$ 3 mil mensais, aguardando uma possível arrematação judicial do imóvel com expectativa de indenização futura.
Durante as buscas, os militares localizaram duas espingardas — uma delas sem coronha —, 48 munições de calibres 28 e 32, além de materiais utilizados na recarga de munições, como pólvora, chumbo e espoletas. Diversos cartuchos deflagrados também foram encontrados.
Na área externa da fazenda, os policiais apreenderam duas motosserras sem documentação, redes de pesca e localizaram cães com ferimentos compatíveis com a prática de caça predatória. O suspeito afirmou que o responsável pela ocupação tinha conhecimento das irregularidades cometidas, tanto ambientais quanto da invasão.
O homem foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil. A ocorrência resultou em autuações por esbulho possessório, posse irregular de arma de fogo, produção artesanal de munições, pesca predatória e uso de motosserras sem licença ambiental.
Mais detalhes sobre ocorrências em Mato Grosso.