Durante uma operação de patrulhamento rural em Mato Grosso, policiais da Força Tática do 8º Comando Regional prenderam um homem de 32 anos por porte ilegal de arma de fogo, nesta terça-feira (27), na zona rural do município de Aripuanã. A arma, uma pistola calibre 9mm com 13 munições, estava escondida no compartimento do filtro de ar do motor de uma caminhonete.
A abordagem ocorreu na rodovia MT-313, que liga Aripuanã ao Distrito de Conselvan. Durante o bloqueio, os militares interceptaram uma caminhonete com dois ocupantes que informaram estar retornando de um garimpo. Nada de ilícito foi encontrado na revista pessoal dos homens.
No entanto, durante inspeção no veículo, a pistola municiada foi localizada em local oculto no motor. Questionado, o passageiro do veículo assumiu a propriedade da arma, mas não possuía documentação que autorizasse o porte.
Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais. O condutor da caminhonete foi ouvido como testemunha.
A ação faz parte das estratégias de reforço à segurança nas áreas rurais de Mato Grosso, especialmente em regiões com atividade garimpeira, onde o risco de circulação de armamentos ilegais é elevado.
A Polícia Militar orienta a população a contribuir com informações de forma anônima pelos canais 190 ou 0800.065.3939.