Guarda Civil Municipal realiza blitz educativa sobre cuidados no trânsito

Ação faz parte do cronograma da Semana Nacional do Trânsito em Lucas do Rio Verde

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 09 20 at 18.00.08

Agentes da Guarda Civil Municipal realizaram na tarde desta quarta-feira (20) uma blitz educativa na Avenida Mato Grosso. A ação faz parte do cronograma da Semana Nacional do Trânsito em Lucas do Rio Verde.

Condutores de veículos de passeio e de motocicletas foram abordados na pista que dá acesso ao bairro Alvorada e receberam panfletos com informações a respeito da campanha. Os condutores são alertados para os cuidados do dia a dia no trânsito.

“Para que todos possam ter qualidade de vida no trânsito”, observou o secretário de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde, Coronel Marcos Cunha.

Além da blitz, a Guarda Civil Municipal segue ministrando palestras em escolas, trabalhando a consciência de um trânsito seguro desde a infância. “Estamos buscando realmente nós termos qualidade de vida do trânsito, e diminuímos de maneira considerável os acidentes em nosso município”, reforçou Cunha.

[Continua depois da Publicidade]

Os registros de ocorrência mostram que motocicletas estão com maior presença envolvidas em acidentes de trânsito. Por isso, a Secretaria e Guarda Municipal, assim como outras forças de segurança, alertam para os cuidados na condução desses veículos.

“Impacta muito na questão da saúde pública. Representa prejuízo para quem está acidentado, para a família, para o município, para todos. E isso é um acidente que pode ser prevenido. A cidade está bem sinalizada. Então nós temos que ter paciência no trânsito, bastante tranquilidade”, orienta.

Conscientização

A Guarda Civil Municipal preparou e expôs numa das calçadas da Avenida Mato Grosso, cruzes com inscrições sobre situações que podem provocar acidentes com resultados trágicos. A ideia é alertar, não apenas os condutores, mas todos os envolvidos no trânsito para redobrar a atenção no dia a dia.

WhatsApp Image 2023 09 20 at 18.00.14
Foto: CenárioMT

O comandante da GCM, tenente Jota Lima, observou que as pessoas devem respeitar a legislação, inclusive no que diz respeito a velocidade de cada via pública. “A velocidade que os condutores empregam em seus veículos realmente vem causando acidentes graves aqui em nosso município. O objetivo dessa campanha, é justamente isso, conscientizar os condutores de veículo para tenham paciência em nossas vias”, comentou.

Lima reforçou que as vias são bem sinalizadas com todo o aparato e estrutura necessária para educar o condutor do veículo. “É só fazer o seu trabalho, fazer o dever de casa e cada condutor fazer o seu dever de casa, com certeza, os acidentes em nosso município irão chegar a zero”.

O comandante da GCM acrescentou que o trabalho de orientação e conscientização devem alcançar todos os agentes envolvidos no trânsito, não apenas os condutores de carros e motos. Jota Lima observa que ciclistas e pedestres devem dar suas parcelas de contribuição para que haja fluidez e segurança no trânsito.

“O cidadão, ciclista, pedestre, tem que ser consciente também ao utilizar as vias públicas. Tem que prestar atenção, fazer todo o trabalho que tem que ser feito. E se ele tiver toda a atenção devida com certeza também não vai se envolver em acidente nenhum”, avalia Lima.

Faixas de pedestres

O comandante da GCM ainda orientou sobre o uso da faixa de segurança para pedestres. Jota Lima explica que, ao chegar na faixa, o pedestre deve sinalizar sua intenção de fazer a travessia. “Ele não tem que parar na faixa e ficar olhando para o mundo, achando que o camarada vai adivinhar o que que ele quer na vida, ele tem que dar uma sinalização que ele tem a intenção de atravessar a faixa. Ele faz um sinal com a mão para ele atravessar a faixa. Se não, o condutor não vai adivinhar o que que ele quer da vida. Então precisamos também essa conscientização do pedestre”.

Sobre ciclistas na faixa, o comandante alerta que a faixa é um dispositivo para fazer a travessia a pé. “É faixa de pedestre. Então ali só passa o cidadão que está a pé. Então, se ele tiver em cima de uma bicicleta, de uma motocicleta, ele tem que descer e empurrar. Ele tem que sair da situação dele, de conforto, que está conduzindo um veículo e sair e fazer o trabalho que é devido que está a atravessar a faixa”, concluiu.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.