Grupo Flor Ribeirinha vira patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá

Fonte: CENÁRIOMT

Crédito: Emanoele Daiane
Grupo Flor Ribeirinha vira patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá Crédito: Emanoele Daiane

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal que declara como patrimônio histórico, cultural e de natureza imaterial o Grupo Flor Ribeirinha. A sanção foi publicada na sexta-feira (31) no Diário da Justiça.

Um dos símbolos da cultura de Cuiabá, o grupo Flor Ribeirinha trabalha no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular da região, principalmente o siriri e o cururu (dança e ritmo tradicionais).

[Continua depois da Publicidade]

A declaração de patrimônio histórico, cultural e de natureza imaterial, o Grupo Flor Ribeirinha passa a ter proteção integral do poder público e não pode ser destruído ou descaracterizado.

Em outubro de 2023, o Grupo Flor Ribeirinha venceu o “Cheonan World Dance Festival”, na Coreia do Sul, considerado o maior evento de dança folclórica da Ásia e o segundo maior do mundo. Foi a primeira vez que um grupo brasileiro venceu a competição.

[Continua depois da Publicidade]

O Grupo Flor Ribeirinha acumula outros títulos mundiais, conquistados em países como Turquia (2017), Polônia (2021) e Bulgária (2022).

Por meio da Associação Cultural Flor Ribeirinha, o grupo atua no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura mato-grossense, com foco no Siriri e Cururu. Além disso, contribui para a preservação de tradições cuiabanas, como as celebrações das festas de santos, produção de cerâmica em argila, comidas e bebidas típicas, confecção e uso da viola de cocho e, enfim, na valorização do modo de vida da população ribeirinha.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.