Grupo envolvido em fraude é alvo da Operação Fake Broker em Mato Grosso

Mandados são cumpridos em Cuiabá e outros estados para desarticular esquema de golpes virtuais em plataformas de e-commerce.

Fonte: CenárioMT

Fraude eletrônica é alvo de operação policial em Mato Grosso
Fraude eletrônica é alvo de operação policial em Mato Grosso - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso, em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, realiza nesta quinta-feira (17) a Operação Fake Broker, que visa desmantelar um grupo suspeito de envolvimento em fraude eletrônica por meio de uma plataforma de e-commerce. A ação cumpre nove ordens judiciais, incluindo mandados de prisão e busca e apreensão.

As determinações foram expedidas pela 11ª Vara Criminal da Comarca de Natal (RN), com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos do Rio Grande do Norte.

Em Cuiabá, agentes da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos executam quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. A operação também se estende ao estado de Santa Catarina.

As investigações tiveram início após uma vítima relatar ter caído em um golpe ao tentar comprar um veículo anunciado em uma plataforma online. O comprador transferiu valores acreditando tratar-se de uma negociação legítima, mas posteriormente descobriu tratar-se de um esquema fraudulento.

O grupo criminoso utilizava anúncios reais para criar versões falsas e atrativas em plataformas digitais. Após atrair as vítimas, os golpistas iniciavam negociações pelo WhatsApp, enviando comprovantes bancários falsificados e solicitando depósitos em contas vinculadas ao esquema.

As contas utilizadas, assim como os dispositivos de comunicação digital, foram criados recentemente, o que evidencia planejamento estratégico para dificultar a identificação dos envolvidos. O padrão de atuação e os meios utilizados indicam uma estrutura organizada voltada para a prática reiterada de fraudes na internet.