Grupo da Justiça Eleitoral de Mato Grosso encerra participação no ExpoJud 2025, em Brasília

Maior Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito chegou à sua 9ª edição e reuniu aproximadamente 3 mil pessoas em três dias de evento

Fonte: CENÁRIOMT

Grupo da Justica Eleitoral de Mato Grosso encerra participacao no ExpoJud 2025 em Brasilia
Grupo da Justiça Eleitoral de Mato Grosso encerra participação no ExpoJud 2025, em Brasília

Um grupo formado por oito membros, representando o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), encerrou nesta quinta-feira (16) a participação, no ExpoJud 2025, o maior Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito, em Brasília. Em sua 9ª edição, é considerado o maior evento do gênero para o ecossistema de Justiça e Órgãos de Controle. As atividades, que começaram no dia 14 de outubro, reuniram, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), aproximadamente 3 mil participantes, 200 palestrantes e especialistas, 130 expositores e 446 instituições convidadas.

Participaram do evento pela Justiça Eleitoral em Mato Grosso o juiz-auxiliar da Presidência do TRE-MT, Luís Aparecido Bortolussi Júnior; o juiz-auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), Marcelo Sebastião Prado de Moraes; o diretor-geral da instituição, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo; o secretário de Tecnologia da Informação, Leon Manoel Campos dos Santos Filho; a coordenadora de Gestão da Informação da Secretaria Judiciária, Marcela Alves Lopes Mendes de Oliveira e os assessores Hernandesio de Lima (Jurídico), Kelsen de França Magalhães (técnico da CRE-MT) e Márcio Conceição de Lara Cunha (Planejamento e Gestão Estratégica).

[Continua depois da Publicidade]

O ExpoJud promoveu debates sobre inteligência artificial, automação de processos, cibersegurança, governança, gestão de pessoas e futurismo com um olhar para soluções que tornem o Judiciário brasileiro mais eficiente e conectado com as necessidades da sociedade. Bortulussi destacou o compromisso do TRE-MT com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria contínua da prestação jurisdicional, incorporando soluções tecnológicas e boas práticas de gestão para aprimorar cada vez mais o serviço eleitoral oferecido à sociedade.

“Foi uma oportunidade valiosa para o TRE-MT endossar seu compromisso com a inovação e com a modernização da Justiça Eleitoral. O evento nos proporcionou um ambiente de intenso compartilhamento de experiências e de aproximação com as mais recentes soluções tecnológicas aplicadas ao Direito e à gestão pública. Iniciativas como o ExpoJud contribuem para inspirar novas práticas e fortalecer a cultura da inovação em todo o Poder Judiciário”, avaliou o juiz-auxiliar da Presidência do TRE-MT.

[Continua depois da Publicidade]

Na análise do diretor-geral do TRE-MT, o evento foi um espaço estratégico para fortalecer parcerias que impulsionem a modernização da gestão pública. “A Justiça Eleitoral em Mato Grosso tem investido continuamente em soluções tecnológicas que ampliam a eficiência administrativa, aprimoram a prestação de serviços e fortalecem a transparência institucional. Esse ambiente nos permitiu conhecer práticas inovadoras de outros tribunais, conectando pessoas, ideias e exemplos que ajudam a impulsionar o futuro da administração pública e da Justiça Eleitoral”, avaliou Mauro Sérgio Rodrigues Diogo.

Para a coordenadora de Gestão de Inovação, eventos como este demonstram que tecnologia e inovação são pilares fundamentais para garantir uma Justiça mais acessível, segura e alinhada às demandas da sociedade contemporânea. “Participar do ExpoJud foi uma experiência transformadora. Tivemos contato com experimentos e soluções que pareciam pertencer ao futuro, mas que já estão ao alcance do Poder Judiciário. Essa vivência reforça a importância de consolidar uma cultura de inovação viva e colaborativa, capaz de envolver servidores e gestores na construção de soluções criativas e centradas no cidadão”, destacou Marcela Alves Lopes Mendes de Oliveira, que também é membro do AgoraQuãndo!? Lab do TRE-MT.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.