Grêmios estudantis de Mato Grosso promovem ações de prevenção ao suicídio

Escolas da rede estadual participaram de atividades do Setembro Amarelo, com rodas de conversa e dinâmicas voltadas à saúde mental dos estudantes.

Fonte: CenárioMT

Grêmios estudantis de Mato Grosso promovem ações de prevenção ao suicídio
Grêmios estudantis de Mato Grosso promovem ações de prevenção ao suicídio - Foto: SEDUC

Grêmios estudantis de escolas da Mato Grosso aderiram às ações da campanha de prevenção ao suicídio, realizadas durante o “Setembro Amarelo” pelo Núcleo de Mediação Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Os estudantes participaram de discussões em rodas de conversa com psicólogos das unidades e profissionais convidados, abordando temas relacionados à saúde mental e ao apoio entre colegas.

[Continua depois da Publicidade]

Em Colíder, alunos da Escola Estadual Palmital, localizada na comunidade Marco de Cimento, participaram de atividades de conscientização. Na última terça-feira (10), debateram sobre saúde mental e participaram de dinâmicas de grupo que incentivaram a coletividade e o cuidado mútuo.

“Gostei muito das palavras de estímulo da psicóloga Queila Silva. Muitas vezes, basta uma boa conversa para ajudar quem está aflito”, disse Vitor Marques de Queiroz, estudante do 2º ano do Ensino Médio. Maria Eduarda, do 1º ano, acrescentou: “Saúde mental é essencial na escola. As rodas de conversa nos ajudam a estar bem para os estudos.”

[Continua depois da Publicidade]

A professora Ana Carla, interlocutora do Grêmio Jovem em Ação, avaliou o evento como rico e produtivo, destacando a importância de criar um ambiente seguro para que os alunos possam relatar sentimentos e dificuldades anonimamente.

Segundo Alan Porto, secretário de Estado de Educação, a campanha atingiu seu objetivo ao sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental e das redes de proteção, considerando a vulnerabilidade emocional como uma questão de saúde pública.

Matheus Oliveira da Silva, representante dos grêmios estudantis na Seduc, afirmou que a iniciativa promove reflexão sobre protagonismo e saúde mental entre os jovens, enquanto Patrícia Carvalho, do Núcleo de Mediação Escolar, reforçou que as atividades contínuas ajudam a reduzir o estigma associado ao suicídio e encorajam estudantes e profissionais a buscar ajuda sem medo de julgamento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.