Governo investe em pesquisa com 820 bolsas de iniciação científica em Mato Grosso

Estado firma parceria com universidades para apoiar projetos de pesquisa com mais de 800 bolsas voltadas a alunos de graduação.

Fonte: CenárioMT

Governo investe em pesquisa com 820 bolsas de iniciação científica em Mato Grosso
Governo investe em pesquisa com 820 bolsas de iniciação científica em Mato Grosso - Foto: DTC/Fap

Mato Grosso anunciou a assinatura de acordos de cooperação técnica com universidades públicas para viabilizar a oferta de 820 bolsas de iniciação científica, voltadas a estudantes de graduação. A iniciativa conta com investimento total de R$ 6,8 milhões, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat).

As instituições contempladas são a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Cada universidade será responsável por selecionar seus bolsistas conforme regras internas.

[Continua depois da Publicidade]

Serão 300 bolsas para a UFMT, 300 para a Unemat, 150 para o IFMT e 70 para a UFR. Cada auxílio é de R$700 mensais, válido por 12 meses, permitindo a participação dos alunos em projetos de pesquisa e inovação em diversas áreas do conhecimento.

Durante o evento de assinatura, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) destacou que a ação reforça o compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico regional. A Fapemat também ressaltou que o investimento visa fortalecer a formação de recursos humanos voltados à pesquisa e à produção acadêmica no estado.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.