Governo de MT e Sinomach assinam memorando para cooperação agrícola, infraestrutura, energia e tecnologia

Governador Mauro Mendes destaca que parceria com o maior consumidor dos produtos mato-grossenses é vantajosa para o Estado

Fonte: Débora Siqueira | Sedec-MT

Assessoria/IMAC
Assessoria/IMAC

O Governo de Mato Grosso e a China National Machinery Industry Corporation (Sinomach), uma das maiores empresas do mundo, assinaram um memorando de entendimento para cooperação no comércio de produtos agrícolas e engenharia agrícola, infraestrutura e novas energias, além de inovação tecnológica.

“Como Mato Grosso tem papel importante na produção de alimentos para o mundo e busca aumentar a pauta de exportação é importante para o Estado estreitar as relações com um dos maiores mercados consumidores dos nossos produtos e com uma empresa líder mundial em engenharia agrícola. É uma parceria interessante de cooperação vantajosa para todos”, comentou o governador Mauro Mendes.

O documento foi assinado pelo governador Mauro Mendes, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, pelo presidente da Sinomach, Cai Jibo, e pelo diretor do Departamento de Engenharia e Trade da empresa, Wang Shuo.

A Sinomach pretende empregar recursos para auxiliar Mato Grosso a melhorar os equipamentos mecânicos, instalações de armazenamento, ferrovias e transporte rodoviário, além de outras melhorias para o processo de desenvolvimento e modernização agrícola.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, a gigante chinesa se dispôs a trabalhar em conjunto com o Estado para impulsionar o planejamento de projetos de infraestrutura, implementação e construção de novos projetos no campo de energia para que Mato Grosso alcance desempenho sustentável a baixo custo.

“Tanto o Governo do Estado quanto a Sinomach se comprometeram a planejar e promover projetos de processamento de produtos agrícolas. Desta forma, o Estado poderá fazer o processamento das commodities em alta tecnologia para que se alcance uma melhora no valor agregado dos produtos agrícolas”, destacou o secretário César Miranda.

A comitiva chinesa chegou em Mato Grosso na quarta-feira (21.06) e cumpriu uma série de reuniões com o governo e com empresas locais. Eles vieram a convite do Instituto Mato-grossense de Carne (IMAC), após uma missão da entidade e do secretário César Miranda, em maio, na China para divulgar os produtos do Estado e estreitar parcerias comerciais com a Ásia.

Conforme o governador, já há uma visita programada dele para a China no segundo semestre de 2023.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.