Governo de MT começa revitalização da Avenida 8 de Abril em Cuiabá

Investimento na via é de R$ 4,9 milhões; trabalho será executado em 3,1 quilômetros da Avenida

Fonte: Guilherme Blatt | Sinfra-MT

Revitalização da Avenida 8 de Abril  - Foto por: Fiscalização/Sinfra-MT
Revitalização da Avenida 8 de Abril - Foto por: Fiscalização/Sinfra-MT

O Governo de Mato Grosso começou o recapeamento da Avenida 8 de Abril, em Cuiabá. O trabalho está sendo realizado no trecho entre as Avenidas 13 de Junho e Barão de Melgaço, próximo à Feira do Porto. Neste trecho a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já refez todo o meio-fio e está regularizando as calçadas.

As obras fazem parte da revitalização da Avenida 8 de Abril, que receberá um investimento de R$ 4,9 milhões para execução de asfalto novo, iluminação pública com luminárias de LED, ciclofaixa, melhoramento das calçadas e paisagismo. Os trabalhos são executados em 3,1 quilômetros da via, no trecho que margeia o córrego Mané Pinto, entre a Avenida Dom Bosco e a Avenida Beira-Rio.

Esta obra foi licitada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) no final de 2022.

Conforme explica o secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho, o pavimento atual da Avenida 8 de Abril é de 2014 e o asfalto costuma ter uma vida útil de cinco anos. Além disso, desde então a pista já sofreu várias interferências para obras do sistema de esgoto.

“Esta é uma avenida de trânsito intenso e o recapeamento é mais eficiente do que um tapa-buraco. Além disso, vamos executar o paisagismo para melhorar o visual da Avenida”, explicou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O projeto de iluminação cumpre os padrões exigidos para uma via de trânsito rápido e com pistas separadas. Serão utilizados tanto os postes já existentes como postes novos, com luminárias LED de 74 de potência e acendimento automático. O asfalto novo será realizado em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). A Avenida ainda ganhará sinalização nova, tanto horizontal – aquela que é aplicada no chão, quanto vertical, com placas.

O trabalho atual não tem relação com as obras realizadas na Avenida 08 de Abril para a Copa do Mundo em Cuiabá. Estas obras começaram em 2012 e foram realizados serviços como a recuperação do canal do córrego Mané Pinto e a construção de um coletor tronco de esgoto para a região.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.