O Governo de Mato Grosso assinou nesta segunda-feira (1º.9) três contratos de concessão para rodovias estaduais, totalizando investimentos privados de R$ 3,6 bilhões ao longo de 30 anos. O objetivo é assegurar a manutenção dos trechos e liberar recursos para novas obras.
Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, desde 2019, quase 6 mil km de asfalto e mais de 220 pontes foram entregues. Ele reforçou que a parceria com a iniciativa privada permite a construção de mais estradas e pontes, promovendo o desenvolvimento econômico.
As rodovias concedidas somam 964,5 km, ligando regiões produtoras estratégicas, elevando a malha concedida do Estado para 2.381 km. O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, destacou que o modelo de concessão é inspirado em práticas bem-sucedidas na Europa e nos Estados Unidos, acelerando o crescimento estadual.
Os contratos incluem inovações tecnológicas como cobrança de pedágio e pesagem de veículos de carga sem parada, além de cláusulas para adaptação climática das rodovias, referência internacional junto à ONU.
O secretário adjunto de Logística e Concessões, Caio Albuquerque, explicou que nos primeiros 12 meses as concessionárias executarão obras iniciais antes da cobrança de tarifas. O deputado estadual Valmir Moretto reforçou que as medidas refletem atenção à segurança dos usuários e à qualidade das estradas.
Os trechos concedidos são:
- Lote 1 – Rota do Arinos: 237,5 km das MTs 160/220/242/338 em Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Juara e Tapurah.
- Lote 2 – Rota da Produção: 418,5 km das MTs 160/235/249/480 em Diamantino, São José do Rio Claro, Campo Novo dos Parecis, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Marilândia, Santo Afonso e Tangará da Serra.
- Lote 5 – Rodovia da Integração: 308,3 km das MTs 020/326 em Paranatinga, Campinápolis, Água Boa e Canarana.
O evento contou com a presença de deputados estaduais, secretários e autoridades locais, reafirmando a parceria entre governo e iniciativa privada para o desenvolvimento das rodovias e da economia estadual.