23 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 20 setembro, 2021
InícioMATO GROSSOGoverno de Mato Grosso chama Medeiros de ‘propagador de fake news’

Governo de Mato Grosso chama Medeiros de ‘propagador de fake news’

Por CENÁRIOMT COM INF. OLHAR DIRETO

O Governo de Mato Grosso rebateu de forma contundente o deputado federal José Medeiros (Podemos) por críticas do parlamentar à gestão estadual. Por meio de nota encaminhada à imprensa, o Paiaguás classifica Medeiros como “um dos maiores propagadores de fake news”. O centro da polêmica, desta vez, é a reforma previdenciária.

“No caso da emenda constitucional 103/2019, que trata da reforma previdenciária, o deputado fala, em suas redes sociais, que o governador teria a “opção” de estabelecer alíquota de previdência para aposentados e pensionistas. Uma fake news”, diz o governo.

O Paiaguás sustenta que a emenda 103 determinou que Estados e municípios que possuíssem déficit financeiro com a previdência adotassem as medidas necessárias para reestabelecer o equilíbrio financeiro e atuarial. As medidas são condições obrigatórias para que Estados e municípios não fiquem irregulares e inadimplentes com a União, o que impede de receber transferências de recursos por exemplo.

A alíquota de 14% para os servidores ativos e a tributação de aposentados e pensionistas foram estabelecidas na própria emenda constitucional 103, como uma das medidas a serem adotadas. A legislação também possibilitou a isenção dos inativos até o teto do regime geral de previdência, sendo estabelecida alíquota progressiva dos ativos, em até 22%, porém essa medida foi descartada pelos Poderes e entidades que fazem parte do Conselho de Previdência do Estado.

Segundo o Paiaguás, do contrário, outra medida seria criar um novo imposto estadual para cobrir o déficit, o que foi rechaçado de imediato pelo governo, uma vez que toda a sociedade teria de arcar com os custos.

“Dessa forma, o deputado federal distorce as informações contidas na própria legislação federal para atacar o Governo de Mato Grosso, que busca regularizar e reequilibrar as contas do Estado e da previdência de seus servidores”, critica a nota. “Mais uma vez demonstra seu total desconhecimento de leis federais, inclusive de lei que ele próprio votou a favor”.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,326FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Bairro Jaime Seiti Fujii recebe revitalização da sinalização viária
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Sistema Único de Saúde (SUS) completa 31 anos de existência neste domingo
setembro 19, 2021
Lucas do Rio Verde
Pouco mais de 40% dos cadastros de túmulos do Cemitério Municipal foram atualizados
setembro 18, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque regional por trabalho desenvolvido pela saúde do homem
setembro 18, 2021