O Governo de Mato Grosso iniciou o asfaltamento de 12 quilômetros da MT-473, em Nova Lacerda, no Oeste do Estado. Com investimento de R$ 163,3 milhões, a obra é um desafio de engenharia e visa integrar o Vale do Guaporé ao Chapadão dos Parecis, fortalecendo a logística regional.
Executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a pavimentação atravessa a Serra do Uirapuru, um trecho sinuoso e de difícil acesso, especialmente em períodos de chuva. No último fim de semana, os trabalhos avançaram com detonações controladas usando explosivos.
Apesar de curto, o trecho pavimentado terá grande impacto logístico. A MT-473 conectará Nova Lacerda à MT-388, que leva a Campos de Júlio, encurtando a distância entre os municípios do Chapadão do Parecis e a BR-174. Isso permitirá um escoamento mais eficiente da produção agrícola, redução de custos no transporte de calcário de Cáceres e fortalecimento da agricultura local.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, destacou: “A pavimentação da MT-473 tem um impacto enorme para a logística do Estado. A região aguardava há anos por uma solução para este trecho, e a atual gestão transformou essa demanda histórica em realidade”.
Além da MT-473, o Governo já pavimentou mais de 40 km da MT-388 em Campos de Júlio, consolidando um novo corredor para transporte da produção agropecuária e reforçando a infraestrutura logística na região.