O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), iniciou a ligação entre as pistas de concreto e asfalto na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA, em Cuiabá. Conforme apurado junto à pasta, os trabalhos ocorrem no trecho entre a Defensoria Pública e o supermercado Comper e representam uma etapa significativa do avanço das obras do sistema BRT.
Além da ligação entre concreto e asfalto, a Sinfra executa serviços de:
- Concretagem de pistas próximas à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz);
- Instalação de sistemas de drenagem;
- Recuperação do pavimento asfáltico entre a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e a Rua Voluntários da Pátria, no Centro.
Devido às obras, podem ocorrer interrupções parciais das faixas, necessárias para a manobra de máquinas, passagem de sistemas de drenagem ou restauração do pavimento.
Serviços complementares na região
Obras de drenagem também estão em andamento na Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), nas imediações do Shopping Popular, e na Avenida XV de Novembro, próximas às travessas Paiaguás e José Aníbal Bouret, perto do supermercado Atacadão. No trecho entre a Praça Ipiranga e o Ginásio do São Gonçalo, há trabalhos de preparação do solo e aplicação de material de base.
Em Várzea Grande, a construção segue no trecho entre o viaduto do Aeroporto e o futuro terminal de transporte, em locais que não impactam o tráfego, segundo nota oficial da Sinfra.
Sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande
O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte coletivo que visa deslocamentos rápidos, seguros e eficientes. O projeto prevê dois corredores principais:
- Do novo Terminal de Várzea Grande até o Terminal do CPA, passando pela Avenida João Ponce de Arruda, Avenida da FEB, atravessando o rio Cuiabá, e seguindo pelas avenidas Tenente-Coronel Duarte, XV de Novembro e Prainha/Avenida do CPA.
- Do Terminal do Coxipó até o Centro de Cuiabá, passando pela Avenida Fernando Corrêa da Costa e Avenida Coronel Escolástico.
As obras foram licitadas em 2022 e atualmente são executadas pelo Consórcio Integra BRT.

















