Governo de Mato Grosso autoriza obras do primeiro lote do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

A ordem de serviço para a conclusão do primeiro trecho do Sistema BRT foi publicada, com prazo de 180 dias para execução dos trabalhos.

Fonte: CenárioMT

Governo de Mato Grosso autoriza obras do primeiro lote do BRT em Cuiabá e Várzea Grande
Foto: SINFRA

Mato Grosso avançou na implantação do Sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande com a assinatura da ordem de serviço para conclusão do primeiro lote das obras. Publicada nesta quinta-feira (26), a medida oficializa o início das atividades do Consórcio Integra BRT, que terá 180 dias para concluir o trecho que vai da Avenida do CPA até o Terminal de Várzea Grande, com contrato no valor de R$ 155,1 milhões.

Nos primeiros dias, as empresas envolvidas vão elaborar os projetos executivos, que, após aprovação, darão início às intervenções no corredor. O contrato abrange ainda trechos importantes da Avenida do CPA, entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública, da Avenida Tenente-Coronel Duarte entre o CREA e a ponte Júlio Müller, além de um segmento em Várzea Grande entre o Aeroporto Marechal Rondon e o novo terminal de passageiros.

Entre as ações previstas está a melhoria da drenagem na Avenida Tenente-Coronel Duarte, próxima ao Shopping Popular, área que enfrenta frequentes alagamentos. Vale destacar que a concessionária Águas Cuiabá é responsável pelas obras de drenagem na bacia da Prainha, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, e já iniciou os trabalhos.

Paralelamente, o Consórcio Construtor BRT prossegue com a concretagem das pistas perto do bairro Morada do Ouro, e espera liberar o trânsito no cruzamento local na próxima semana. Também foram realizados serviços de recapeamento na Avenida do CPA, próximo ao CREA. Em Várzea Grande, ajustes no asfalto estão em andamento.

A partir deste sábado, começa a concretagem do último cruzamento da Avenida do CPA, na altura da Rua Alenquer, onde o trânsito ficará interditado por cerca de 20 dias. Para minimizar impactos, um desvio para as linhas de ônibus foi planejado, com instalação de semáforo no novo cruzamento.

Além disso, as obras seguem dentro do cronograma previsto, que inclui a construção de calçadas e implantação do Parque Linear, com conclusão esperada para agosto.

O Sistema BRT também terá um segundo ramal ligando Coxipó ao centro de Cuiabá. Para acelerar a entrega, o governo decidiu dividir as obras em lotes, com licitações separadas para as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Coronel Escolástico, além da construção de terminais, estações, pontes, sinalização viária e o Sistema de Transporte Inteligente.